Engawa: FluxFest Temporada de arte contemporânea japonesa

290 views
Intitulada Engawa, esta programação parte do conceito que está na base do projeto do arquiteto japonês Kengo Kuma para o edifício do CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian, que designa um espaço de passagem, simultaneamente interior e exterior, característico das casas tradicionais japonesas.

FluxFest, o segundo momento de Engawa, é um tributo à participação japonesa no movimento internacional Fluxus, fundado na década de 1960. Entre 8 e 10 de setembro, o CAM propõe uma série de performances, um documentário e uma conversa.

Reunindo diferentes colaborações com artistas e instituições culturais na cidade de Lisboa, a temporada traz a Lisboa um conjunto de criadores do Japão e da diáspora japonesa, muitos destes pela primeira vez em Portugal.

Este momento da programação inclui uma homenagem a Mieko Shiomi, figura-chave no desenvolvimento do Fluxus; a participação de Christian Marclay, compositor e artista visual, de Ami Yamasaki, vocalista e artista multimédia, e do músico de shō Ko Ishikawa.

Programação completa aqui

Eventos de entrada livre, exceto: “Manga Scroll”, de Christian Marclay e Ami Yamasaki (10 euros); “Endless Box: trabalhos de 1999 a 2023, de Mieko Shiomi – I e II (6 a 10 euros); e “Yobi Mizu”, de Ami Yamasaki e Ko Ishikawa (10 euros).

Ficha técnica:

Curadoria de Emmanuelle de Montgazon, com Rita Fabiana

artes
8 setembro a 10 setembro 2023
Fundação Calouste Gulbenkian
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar