O começo das aulas aproxima-se, mas o Verão não pode acabar sem os mais novos experimentarem as novas aventuras que o Museu do Oriente tem para oferecer, de 4 a 8 de Setembro. Os protagonistas serão crianças e famílias de todas as idades, a que se juntam leques chineses, animais sagrados e palavras viajantes!
Entre os dias 4 e 6 de Setembro, a Oficina de Escrita Criativa “Verão pelo Oriente” destina-se a crianças dos 7 aos 13 anos. Entre lendas, mitos e mistérios, os participantes vão brincar com as palavras, através de jogos, rimas, adivinhas e a criação de novas histórias. Ao longo desta semana, vai ser possível descobrir, entre outras personagens, quem são os Yokai, qual a história de amor que deu origem ao Festival das Estrelas ou quem é o incrível Caquesseitão.
Sábado, 7 de Setembro, é um dia dedicado aos bebés, com duas oficinas: Manekineko, O Gato da Sorte, onde vamos conhecer a história deste adorável felino da tradição japonesa, e Sob uma Sombrinha, uma exploração sensorial que combina cor, som e movimento.
Ainda no dia 7 de Setembro, os miúdos entre os 7 e os 12 vão virar o seu vocabulário ao contrário para identificar Palavras Viajantes. Entre Portugal e a Ásia, estes vocábulos percorreram grandes distâncias e vários séculos, e ainda hoje se usam… cá e lá!
No dia 8 de Setembro, na oficina Um Leque Cheio de Histórias, estimula-se a imaginação das crianças, entre os 3 e os 5 anos, acompanhadas de adultos. Juntos, vamos observar a forma, usos e decorações dos leques chineses… para além de refrescar, contam histórias, e os participantes serão desafiados a escrever a sua!
Para descobrir os Cavalos que Transportam Boa Sorte, o Museu do Oriente propõe também a 8 de Setembro, uma visita orientada para crianças [M/6 anos], pela exposição Japão: Festas e Rituais. No Japão, o cavalo é venerado como montada dos antepassados, que no seu dorso viajam até à terra! Uma importante missão para um nobre companheiro, para descobrir nesta visita.
Fonte: lpmcom.pt