Elegância e equilíbrio a duplicar: Kopke e Burmester anunciam lançamento de Vintage Quinta de São Luiz e Quinta do Arnozelo

433 views

O grupo Sogevinus acaba de declarar o lançamento de dois Vintages Single Quinta – o Kopke Quinta de São Luiz 2021 e o Burmester Quinta do Arnozelo 2021. Ambas as marcas são detentoras de uma longa tradição no que à produção de Porto Vintage diz respeito, com registos que mostram que a Burmester produz esta categoria desde 1788 e a Kopke desde 1820.

Deste ano de 2021 nascem vinhos que primam pela elegância, ao invés de uma maior estrutura, e ambos são protagonistas de um grande equilíbrio. A começar pelo Vintage 2021 Kopke Quinta de São Luiz, de tonalidade retinta e nuances violetas. Se no nariz sobressaem notas de especiaria, fruta vermelha madura, balsâmico e um apontamento resinoso, na boca são notórios os taninos intensos que se entrelaçam na perfeição com notas de fruta cítrica envolvida por uma acidez refrescante. Feita a prova, na memória fica o final denso e longo. É sobretudo o resultado da sabedoria silenciosa de mais de 35 castas diferentes das vinhas velhas que o originam.

 

Vintage 2021 Burmester Quinta do Arnozelo, desenhado a partir de castas frequentemente encontradas por terras durienses, como a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Alicante Bouschet, é também intenso na cor, com um ADN floral e frutado. Diferencia-se pelas notas olfativas de esteva, flor de laranjeira e fruta negra, incluindo ameixa negra e cassis, e evidencia-se pela elegância e carácter sedoso, mas também pelos taninos sofisticados que coexistem com os sabores de cacau e fruta doce. De acidez equilibrada, é um vintage com um grande sentido de presença.

“O ano que deu origem aos dois vintage ficou marcado pelo Inverno frio e pelas precipitações elevadas durante o mês de fevereiro, ao qual seguiu-se uma Primavera tipicamente amena, pontuada por chuvas no mês de abril, o que permitiu a reposição de água no solo”, explica Carlos Alves, Diretor de Enologia da Sogevinus. A antecipação da vindima, continua, deveu-se ao Verão quente e seco, ainda que as chuvas do arranque de setembro, juntamente com temperaturas amenas, tenham abrandado o ritmo de maturação das uvas.

Às condições climáticas favoráveis juntou-se a vontade humana, o que resultou na construção de dois vinhos emblemáticos à nascença, capazes de uma elegância intemporal e de edições limitadas (12.133 garrafas, no caso da Kopke, e 8.830 com o selo Burmester). Os Vintages destas duas casas históricas vão estar disponíveis no último trimestre de 2023.

Vintage 2021 Kopke Quinta de São Luiz

PVP recomendado e não vinculativo: 60€

 

Vintage 2021 Burmester Quinta do Arnozelo

PVP recomendado e não vinculativo: 55€

 

Fonte: global-press.com 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar