Eduardo Gageiro – Factum

590 views

Por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril, Factum expõe uma seleção alargada de cerca de 170 fotografias de um dos mais notáveis fotógrafos portugueses que acompanhou, de forma crítica, modos de vida, personalidades várias e acontecimentos da história recente do país.

Procurando mostrar a excecionalidade ética do olhar de Gageiro (Sacavém, 1935) perante diferentes realidades e oportunidades, esta exposição releva a importância das suas imagens para uma reflexão mais ampla sobre a história recente de Portugal e sobre a fotografia enquanto índice factual de realidade, acontecimento e de vida.

Em Factum, é possível encontrar algumas das imagens mais relevantes do dia 25 de abril de 1974, entre outras séries de trabalhos que mostram o país nas suas diversas vicissitudes políticas, sociais e culturais, desde a década de 1950 até 2023, como o trabalho nas fábricas, no campo, na construção civil, emigração, repressão policial do Estado Novo, manifestações populares, revolução, religião, bastidores da política, entre outros assuntos.

A fotografia mais recente foi tirada na manifestação de 25 de abril de 2023.

Terça a domingo, das 10h às 13h/ das 14h às 18h

Ficha técnica:

No âmbito desta exposição, será editado um catálogo com ensaio de Sérgio B. Gomes e design de Pedro Falcão.

artes
Até 5 maio 2024
Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar