… E os seus Contemporâneos – Centenário de nascimento de Mário Cesariny

2928 views

Nesta exposição destacam-se as relações profícuas estabelecidas entre Cesariny … e os seus contemporâneos, sublinhando, entre outros aspetos, as suas colaborações com surrealistas portugueses e internacionais, e a sua relação crítica, assertiva, com alguma da tradição nacional.

Revelando o impacto do autor, e do Surrealismo Português, não só em Portugal como no contexto mais vasto do mundo, também no da Lusofonia, a mostra é pontuada pela obra de artistas africanos que denota afinidades com a produção artística de Cesariny, como a de Ernesto Shikhani, Inácio Matsinhe, Malangatana Ngwenya, Manuel Figueira e Reinata Sadimba.

O público poderá levar consigo cópias numeradas do amplo espólio documental em exposição, bem como deixar notas e mensagens, completando assim esta homenagem, que se quer viva, com interação própria e fundamentalmente livre, como o foi Mário Cesariny.

Terça a sábado, das 14h às 20h

artes
até 25 novembro 2023
vários horários
Perve Galeria
Créditos: Malangatana Ngwenya (1936-2011) Não me deportas, porque homem ou máscara, estarei sempre diante dos teus olhos, 1973 óleo sobre tela
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar