Duarte Belo Terra mineral – terra vegetal

1899 views

Exposição de fotografia de Duarte Belo inspirada no trabalho científico do geólogo Galopim de Carvalho e do biólogo Fernando Catarino, organizada em parceria com o Museu da Paisagem e integrada na Bienal ’23 de Fotografia do Porto, da Ci.Clo.

Existe em Portugal uma extraordinária variedade de rochas, dos granitos aos arenitos, dos calcários aos xistos. Esta diversidade vai dar origem a paisagens muito diferenciadas, onde as plantas, de diferentes espécies, se vão implantar em processos de povoamento que transformam radicalmente os espaços onde eclodem.

Este é um modo diferente de mostrar o espaço hoje Portugal, que nos pode remeter para uma condição planetária, como se em qualquer pedaço de território pudéssemos visualizar a Terra inteira. As rochas vão assumir formas muito diferentes, o mesmo acontece com as plantas. Quando percorremos com uma câmara fotográfica lugares muito diversos como sejam o alto vulcânico da montanha do Pico, nos Açores, ou os calcários do litoral da serra da Arrábida, registamos a estranheza de tudo isto, de todos os lugares onde quase nunca faltam as insinuações vegetais a conferir diferentes matizes aos cinzas, castanhos e ocres que dominam a paleta mineral.

Com as fotografias pomos em diálogo este mundo primevo. Nas plantas, nas árvores, por exemplo, podemos observar uma arquitetura singular que liga o subsolo à atmosfera. Nas superfícies rochosas, como um xisto negro com veios de quartzo podemos, com alguma imaginação, ler um mapa. Há um território ali representado, como se nesses desenhos abstratos estivessem os itinerários a seguir em busca do desconhecido, na permanente procura de um lugar novo, sempre com uma irredutível curiosidade.

Esta exposição encontra raízes nos trabalhos científicos e pedagógicos de A. M. Galopim de Carvalho e de Fernando Catarino. Do solo, da geologia, ergue-se a vida.

Duarte Belo (2023)

 

 

Até 15 de julho: segunda a sexta, das 9h30 às 19h30, sábado, das 9h30 às 17h30

17 de julho a 16 de setembro: segunda a sexta, das 9h30 às 17h30

artes
7 junho a 15 setembro 2023
vários horários
Biblioteca Nacional de Portugal
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar