Feira de arte dedicada ao desenho contemporâneo regressa à Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, de 25 a 29 de outubro
A 6ª edição da Drawing Room Lisboa, feira dedicada à difusão e comercialização do desenho contemporâneo e que se realiza de 25 a 29 de outubro na Sociedade Nacional das Belas Artes, em Lisboa, vai contar com a presença de 23 galerias de arte portuguesas e internacionais.
A integrar o Programa Geral de 2023 encontram-se 18 galerias portuguesas, uma seleção da responsabilidade de Mónica Álvarez Careaga, diretora da Drawing Room Lisboa, e do Comité Consultivo da Feira, após a análise de todas as propostas recebidas. Depois de definir os critérios de uma seleção minuciosa, que contou com o aconselhamento de especialistas portugueses e teve em conta o interesse do projeto apresentado para esta edição, o caráter internacional da feira e o necessário equilíbrio entre continuidade e renovação, a feira contará com algumas das mais importantes galerias portuguesas, como Pedro Cera, Vera Cortês, Filomena Soares, Galeria 111, ou Miguel Nabinho de Lisboa, ou Lehman + Silva e Presença, do Porto, ou ainda Fonseca Macedo – Arte Contemporânea, de Ponta Delgada, Açores. À representação portuguesa, juntam-se ainda cinco galerias internacionais, como as espanholas Galería Siboney, Galería Silvestre e Trinta, a alemã Jahn und Jahn ou RV Cultura e Arte, galeria sedeada em Salvador da Baia, Brasil
Depois de recebidas mais de 200 candidaturas, já são conhecidos os 10 finalistas da 3ª edição do Prémio FLAD de Desenho, cujo trabalho vai estar exposto durante a feira. São eles: António Poppe, Carla Filipe, Cristina Lamas, Dayana Lucas, Hugo Canoilas, Joanna Latka, Manuel Caldeira, Marco Franco, Paulo Brighent e Pedro Valdez Cardoso. O vencedor será conhecido no dia 28 de outubro, na Drawing Room Lisboa e receberá um prémio monetário de 20 mil euros. Pedro Tropa e Maria Capelo foram os artistas vencedores nas edições de 2021 e 2022, respetivamente.
A Drawing Room Lisboa tem vindo a ganhar relevo na cena artística contemporânea, por se afirmar como um contributo na criação de oportunidades para a classe artística dedicada ao desenho e na afirmação do espaço que o desenho pode ocupar no setor da arte contemporânea.
DRAWING ROOM 2023 – PROGRAMA GERAL
3+1 ARTE CONTEMPORÂNEA, Lisboa, Portugal
GALERIA 111, Lisboa, Portugal
ARTE PERIFÉRICA, Lisboa, Portugal
BALCONY – CONTEMPORARY ART GALLERY, Lisboa, Portugal
GALERIA BRUNO MÚRIAS, Lisboa, Portugal
CARLOS CARVALHO – ARTE CONTEMPORÂNEA, Lisboa, Portugal
GALERIA FILOMENA SOARES, Lisboa, Portugal
FONSECA MACEDO – ARTE CONTEMPORÂNEA, Ponta Delgada, Portugal
GALERIA GRAÇA BRANDÃO, Lisboa, Portugal
JAHN UND JAHN Munique, Alemanha, Lisboa, Portugal
LEHMAN + SILVA, Porto, Portugal
GALERIA MIGUEL NABINHO, Lisboa, Portugal
MONITOR, Roma, Itália, Lisbon, Portugal
GALERIA MONUMENTAL, Lisboa, Portugal
NO-NO GALLERY, Lisboa, Portugal
PEDRO CERA, Lisboa, Portugal
PRESENÇA, Porto, Portugal
RV CULTURA E ARTE, Salvador da Bahia, Brasil
GALERIA DAS SALGADEIRAS, Lisboa, Portugal
GALERÍA SIBONEY Santander, Espanha
GALERÍA SILVESTRE, Madrid, Espanha
TRINTA, Santiago de Compostela, Espanha
VERA CORTÊS, Lisboa, Portugal
Fonte: ritabonifaciopress