DOUSCANA MMXX, UM VINHO ÚNICO QUE REÚNE O DOURO E A TOSCANA NUMA SÓ GARRAFA

1626 views

Duplo PR, empresa produtora de vinhos, e consultora em enologia, acaba de apresentar o seu mais recente projeto, o Douscana MMXX, um vinho inovador, produzido em parceria com a Tamburini Wines, produtor italiano da região da Toscana. Esta referência, com ADN 50% português e 50% italiano, nasceu da paixão e do trabalho de duas talentosas enólogas, Filipa Pizarro e Emanuela Tamburini, e une duas das mais importantes regiões vinícolas do mundo – o Douro e a Toscana.

Esta iniciativa ousada nasceu de uma viagem de trabalho a Itália, em 2014, em que a equipa da Duplo PR visitou a Tamburini Wines, empresa fundada em 1890, ano em que Franco Tamburini plantou as primeiras vinhas e iniciou a produção do vinho Chianti e de azeite. Durante este encontro em Itália, mais precisamente, na Toscana, a empatia entre as duas equipas foi imediata, e foi à mesa, numa partilha de ideias e experiências, que a ideia surgiu, mesmo com alguns receios iniciais, e consciência do risco e da envergadura que viria a ser todo o processo de concretização. Com grande paixão pelo vinho, e com espírito inovador e criativo, a empresa duriense e o produtor toscano decidiram avançar e criar um vinho em parceria, desenvolvido pelas duas enólogas, Filipa Pizarro e Emanuela Tamburini, a partir de duas castas muito especiais, Touriga Nacional e Sangiovese.

Após alguns anos de desenvolvimento do projeto, em que várias foram as viagens entre Portugal e Itália para analisar e provar a evolução do vinho que cada produtor desenvolveu na sua adega, decidiram que Portugal reunia as melhores condições para aqui nascer o Douscana MMXX, uma edição limitada, que junta o Douro, em Portugal, e a Toscana, em Itália, duas regiões vitivinícolas repletas de história no universo dos vinhos. A Touriga Nacional, oriunda do Douro, confere estrutura e longevidade ao vinho, e a casta Sangiovese, da Toscana, transmite frescura e delicadeza. Este tinto de 2020, que é 50% português e 50% italiano, teve um estágio de 20 meses em barricas de carvalho francês, e foi engarrafado em dezembro de 2022 pela Duplo PR. Este encontro de dois vinhos na mesma garrafa, cuidadosamente desenvolvido para ser um produto premium, surpreende pelo resultado harmonioso que permite identificar as duas castas, ao mesmo tempo que proporciona uma experiência muito original.

Com uma produção total de 5340 garrafas (75cl), o Douscana MMXX apresenta uma cor rubi densa, e é extremamente perfumado, com aroma concentrado de frutos vermelhos, groselha e notas florais. Na boca é envolvente com frescura no palato, de fruta evidente com profundidade. Apresenta taninos firmes, e termina longo e persistente, revelando uma elevada capacidade de guarda.

“Estamos muito orgulhosos com o resultado final desta parceria com a Tamburini Wines. O Douscana MMXX é realmente uma referência única, que liga o nosso país a Itália, e que nasceu da paixão e do trabalho da Duplo PR e da Azienda Agrícola Tamburini, com quem temos tido o prazer de trabalhar.”, afirma Filipa Pizarro, diretora técnica e sócia da Duplo PR, empresa que comemorou duas décadas de história no ano de 2021. “Tive o privilégio de desenvolver este projeto juntamente com a enóloga Emanuela Tamburini, de modo a criarmos um produto que refletisse tanto a essência portuguesa, como a cultura italiana, através de duas castas muito especiais: a Touriga Nacional e a Sangiovese. O vinho Douscana destaca na perfeição a qualidade e o potencial das uvas de cada um dos terroirs. Esta é uma parceria verdadeiramente ‘sui generis’, que terá seguramente continuidade, e que traduz também o trajeto da Duplo PR na busca de fazer algo diferente e inovador no setor.”, acrescenta a responsável.

O Douscana MMXX agora apresentado é a concretização de um projeto ousado, que ao mesmo tempo que reflete o percurso das duas empresas, faz parte da história dos dois países, num encontro entre o Vale do Douro e a Toscana, duas regiões incontornáveis do mundo dos vinhos. Dois países, duas castas, duas enólogas, numa parceira de sucesso que chega agora ao mercado, com um valor de 75€/garrafa, e já disponível em vários locais de norte a sul de Portugal Continental, com forte aposta no canal Horeca e em alguns mercados internacionais.

Sobre a Duplo PR – https://www.duplopr.com/

A Duplo PR, que conta atualmente com uma equipa composta por três profissionais – Filipa Pizarro, António Rosas e Raquel Veiga -, dedica-se ao acompanhamento técnico dos clientes, que vai desde a definição das datas de vindima até ao engarrafamento do vinho. A empresa, que nasceu pela identificação de uma carência de apoio profissional na consultoria em enologia, fornece diversos serviços, como a conceção e renovação de adegas, a internacionalização dos produtos ou a criação de marcas e seus valores. A sua maior motivação é ajudar a concretizar o sonho de pequenos produtores, de fazerem o seu vinho próprio, pelo que as atividades da empresa se destinam a apoiar pequenas empresas e negócios familiares de vinhos de Quinta sem equipas fixas de enologia. A par da consultoria, a Duplo PR também produz os seus próprios vinhos de autor. Sem vinha própria, a empresa utiliza uvas de diferentes origens para produzir os seus vinhosEste passo foi dado em 2005, com o intuito de diversificar o portfolio da empresa, e aplicar o trabalho que já desenvolvia com os seus clientes.

A par do Douscana, a empresa portuguesa lançou recentemente outras duas novidades, com assinatura da enóloga Filipa Pizarro: ITER Alvarinho & Chardonnay branco e ITER Touriga Nacional & Pinot Noir rosé 2022, ambos da Região dos Vinhos Verdes.

 

Sobre a Tamburini Wines – https://agricolatamburini.it/

Fundada no ano de 1890, pelo bisavô Franco Tamburini, a Tamburini Wines conta com cinco gerações unidas pela paixão pelo vinho, e pelo cultivo de vinhas e oliveiras. A propriedade deste produtor italiano foi sempre gerida com recurso às melhores técnicas, para obter produtos de alta qualidade. Atualmente, os vinhos Tamburini, assim como outros produtos oriundos da propriedade, estão presentes em diversos mercados internacionais. O produtor da Toscana exporta várias referências que se tornaram mundialmente famosas, como é o caso do Chianti DOCG, do Brunello di Montalcino, e de outras referências que representam na perfeição a excelência da região da Toscana.

 

Mais informações:

 

Contactos:

Email: geral@duplopr.com

Telemóvel: +351 964 608 671

Morada:
Rua Cândido Oliveira, nº 95 2ºesq. C

4715-012 Braga

Online:
https://www.duplopr.com/

https://www.instagram.com/2prwines/

https://www.facebook.com/duplopr

https://www.linkedin.com/company/duplo-pr-servicos-de-enologia/

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar