Doclisboa’23 21.º Festival Internacional de Cinema

289 views

O documentário volta a estar em destaque na 21.ª edição do Doclisboa, com um programa que exibe retrospetivas, estreias mundiais, obras de novos realizadores e de cineastas consagrados, assim como muitas sessões para escolas e famílias. Como é habitual, questões que têm maior impacto na sociedade atual são o foco dos muitos trabalhos apresentados.

São apresentadas duas retrospetivas, uma que dá a conhecer o cinema americano do período do New Deal, em sessões pensadas em colaboração com a Cinemateca Portuguesa; e outra que revela as visões da tundra, das florestas e da vida no Norte, com obras assinadas por Anastasia Lapsui e Markku Lehmuskallio, dois realizadores que dedicaram as suas vidas e o seu trabalho conjunto aos povos indígenas do Norte.

A secção Heart Beat, que exibe filmes que exploram todas as formas de arte e expressão, é marcada pela estreia de Verdade ou Consequência?, documentário de Sofia Marques sobre o ator e encenador Luis Miguel Cintra. Destaque também para Ospina Cali Colombia, de Jorge de Carvalho, que dá a conhecer o irreverente realizador Luís Ospina, acompanhando-o num encontro em Lisboa onde Ospina fala da sua vida e do seu trabalho prolífico.

Destaque também para a secção Da Terra à Lua, onde são revelados os mais recentes trabalhos de documentaristas fundamentais fora de competição. De salientar a visão íntima da realizadora Sara Dolotadabi sobre o seu pai, o escritor iraniano Mahmoud Dowlatabadi, em An Owl, A Garden & The Writer; e a estreia mundial de A Câmara, de Cristiane Bernardes e Tiago Aragão, que acompanha mulheres eleitas de diferentes espetros políticos, que exercem o seu cargo na Câmara dos Deputados durante o último ano do governo de Jair Bolsonaro. AF

Programação integral aqui

cinema

19 outubro a 29 outubro 2023
vários locais
Créditos:”A Câmara” de Cristiane Bernardes e Tiago Aragão

Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar