Dia Nacional na Expo 2020 Dubai

159 views

Portugal celebrou o seu Dia Nacional na Expo 2020 na sexta-feira com uma actuação especial de ‘fado’ no Al Wasl Plaza, com a vocalista Teresa Salgueiro e a guitarrista Marta Pereira da Costa. Este tipo específico de música, utilizando guitarras e bandolins, figura na Lista do Património Cultural Intangível da UNESCO. A ligação através da música, cultura, economia e seu povo foi a mensagem chave ao longo das celebrações, enquanto Portugal mostrava os seus pontos fortes no palco global da Expo.

 

Portugal também celebrou o 116º aniversário da Livraria Lello – uma das mais antigas livrarias do país – com uma edição especial em árabe de duas obras emblemáticas da poesia portuguesa: Os Lusíadas, de Luís de Camões, e Mensagem, de Fernando Pessoa.

 

Sua Excelência Reem Al Hashimy, Ministro de Estado dos EAU para a Cooperação Internacional e Director-Geral, Expo 2020 Dubai, e Sua Excelência Sultão Al Shamsi, Ministro Adjunto dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento dos EAU, deram as boas-vindas a Sua Excelência Francisco André, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal.

 

HE Al Shamsi: “O pavilhão de Portugal destaca como a diversidade e inclusão do seu povo, juntamente com a sua criatividade e inovação, criou um ecossistema próspero de grandes oportunidades, e permite aos visitantes da Expo 2020 experimentarem a visão de Portugal de um futuro próspero que é partilhado por todos.

 

“Os EAU valorizam verdadeiramente os laços que partilhamos com Portugal, que remontam há centenas de anos. Orgulhamo-nos também de testemunhar o florescimento das nossas relações nas esferas política, económica e cultural, e pretendemos expandir ainda mais as colaborações e parcerias conjuntas com Portugal em áreas de interesse mútuo, em benefício de ambas as nossas nações”.

 

Francisco André: “Sinto-me honrado por estar aqui hoje na primeira Expo moderna do Médio Oriente e por celebrar o sucesso de Portugal em mostrar a sua cultura, economia, negócios, geografia e povo. Estamos orgulhosos de mostrar a diversidade, inovação e criatividade da nossa nação. Esperamos criar novas ligações, mantendo-nos fiéis ao slogan da Expo ‘Connecting Minds, Creating the Future’.

 

“A actual pandemia chegará ao fim em breve, e o ciclo de recuperação pós-pandémica exigirá que procuremos soluções melhores e sustentáveis, e uma economia mais verde. Portugal é uma economia aberta, e acreditamos que precisamos de diversidade nas nossas ligações, e damos as boas-vindas tanto aos novos parceiros como aos tradicionais”.

 

A vocalista Teresa Salgueiro, que personifica uma imagem emblemática de Portugal para o mundo, subiu então ao palco, acompanhada por guitarristas que incluíam Marta Pereira da Costa, a única guitarrista profissional feminina do país, para uma actuação de fado com alma.

 

O Pavilhão de Portugal, entretanto, acolheu o desenhador urbano Tomás Reis, que está a criar um caderno de esboços com ilustrações únicas do Dia Nacional, bem como outras experiências do visitante, enquanto que o dia terminou no Palco do Jubileu, com o espectáculo musical e multimédia ‘Al Qantara’ (que significa ‘ponte’ em árabe), com as guitarristas portuguesas António Chainho e Marta Pereira da Costa, juntamente com o tradicional grupo de percussão Retimbrar.

 

Falando no Pavilhão de Portugal após a cerimónia, Francisco André: “Temos laços económicos importantes com os EAU, e existem mais de 50 empresas portuguesas sediadas aqui. A Expo deu-nos uma oportunidade incrível, e estamos a abrir portas para um futuro de negócios emocionante”.

 

Dias Nacionais e de Honra na Expo 2020 Dubai são momentos para celebrar cada um dos nossos mais de 200 Participantes Internacionais, iluminando a sua cultura e realizações, e exibindo os seus pavilhões e programação. Cada um deles apresenta uma cerimónia de hasteamento da bandeira no Palco das Nações em Al Wasl Plaza, seguida de discursos e actuações culturais.

 

A Expo 2020, que decorre até 31 de Março de 2022, convidou visitantes de todo o planeta a juntarem-se à construção de um novo mundo numa celebração de seis meses da criatividade humana, inovação, progresso e cultura.

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar