Dia da Europa 2023

400 views

Em 9 de maio, a União Europeia celebra o Dia da Europa 2023, um momento para comemorar a Declaração Schuman, proferida em 9 de maio de 1950. Para assinalar esta ocasião especial, as instituições da UE, incluindo as delegações e as representações da UE em todo o mundo, levarão a cabo uma vasta gama de atividades em linha e presenciais, dando aos cidadãos a oportunidade de descobrir e de se familiarizar com a União Europeia.

Este ano, o Dia da Europa reunirá os cidadãos que queiram conhecer melhor a forma como a UE está a apoiar a paz, a segurança e a democracia mostrando-se determinada perante a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e perante outros conflitos no resto do mundo. O Dia da Europa 2023 também permitirá aos visitantes familiarizarem-se melhor com os esforços da UE na construção de uma Europa não só ecológica, digital e competitiva, justa e qualificada, mas também forte, resiliente e segura. Este ano, será igualmente dado especial destaque ao Ano Europeu das Competências 2023, que terá início em 9de maio.

Por ocasião do Dia da Europa, as instituições da UE acolherão uma vasta gama de atividades interativas nas respetivas instalações distribuídas pelos 27 Estados-Membros da UE e em todo o mundo.

Os cidadãos da UE poderão conhecer as instituições da UE em Bruxelas, no Luxemburgo e em Estrasburgo:

  • Terça-feira, 9 de maio:  Os cidadãos poderão visitar o Tribunal de Justiça Europeu e a Aldeia Europeia na cidade do Luxemburgo, criada pela representação da Comissão em conjunto com as autoridades nacionais, as embaixadas dos Estados-Membros, as instituições da UE sediadas no Luxemburgo e a sociedade civil. É possível obter mais informações aqui.
  • Sábado, 13 de maio: Os cidadãos poderão circular no interior do Parlamento Europeu em Estrasburgo e conhecer a sede do maior órgão democrático da Europa. É possível obter informações mais pormenorizadas aqui.

Em 9 de maio, a UE acolherá também o Festival do Ano Europeu das Competências. O festival está ligado a muitas outras atividades que dão destaque às competências e que decorrerão em diferentes partes da Europa. No sítio Web dedicado ao Ano Europeu das Competências estão disponíveis mais informações sobre o Ano Europeu das Competências, bem como sobre as atividades organizadas localmente em toda a Europa.

Em todos os 27 Estados-Membros da UE e por todo o mundo, as instituições da UE, juntamente com os seus parceiros e redes, celebrarão o Dia da Europa através de uma série de atividades interessantes, informativas e divertidas. As Representações da Comissão Europeia, em estreita cooperação com os Gabinetes de Ligação do Parlamento Europeu, os Centros Europe Direct e outros parceiros nacionais e regionais, estão a organizar várias ações para assinalar o dia, como atividades ludoetucativas e concursos de perguntas e respostas, festivais, atividades desportivas, eventos e debates culturais, mas também atividades de divulgação e campanhas nas redes sociais.

Além disso, as delegações da UE assinalarão o Dia da Europa por todo o mundo, dando visibilidade à unidade e à solidariedade europeias.

É possível obter mais informações sobre as atividades do Dia da Europa de 2023 na página Web interinstitucional do Dia da Europa.

Informações complementares

Dia da Europa 2023

Declaração Schuman, 9 de maio de 1950

Ano Europeu das Competências

Visite a UE | no Facebook

Marcador: #EuropeDay

Contactos para os cidadãos em todas as línguas oficiais da UE, ucraniano e russo: https://european-union.europa.eu/contact-eu_pt

Fonte: https://commission.europa.eu/

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar