Dez anos de Espaço da Penha

558 views

O Espaço da Penha, a casa do Forum Dança e d’O Rumo do Fumo, completa dez anos de existência. No próximo dia 16 de março é dia para celebrar este espaço de encontro e de partilha. A festa começa pelas 16h, com performances, e promete surpresas, bolo para cantar os parabéns, espumante para brindar, música para dançar. Vamos celebrar uma casa da dança.

“Um espaço de trabalho também pode ser uma casa. Casa no sentido de acolhimento, calor, bem-estar. O Espaço da Penha é a nossa casa. Uma casa que completa dez anos de existência. E todos os que por aqui passam compreendem a importância desta designação. O Espaço da Penha é uma casa para a dança, para quem faz a dança.” Forum Dança e O Rumo do Fumo
Depois de cinco anos de coabitação na LXFactory o Forum Dança e O Rumo do Fumo criaram o Espaço da Penha, um local de colaboração de proximidade entre as diferentes estruturas artísticas que o habitam.

O Forum Dança, é uma associação cultural, criada a 14 de fevereiro de 1990 — dia dos namorados. A sua história é indissociável da história da dança mais recente em Portugal e em particular da Nova Dança Portuguesa. É uma estrutura de formação, difusão e investigação pela qual têm passado inúmeros profissionais ativos na cena cultural de norte a sul do país. Desde 2017 que é dirigida por Dora Carvalho.

O Rumo do Fumo é uma estrutura de criação, produção e difusão nas áreas da dança contemporânea e cruzamentos disciplinares, criada em 1999 por Vera Mantero, à qual se associou Miguel Pereira. Tem vindo a produzir e a apoiar o trabalho de diversos artistas. Atualmente, representa os artistas associados Miguel Pereira e Vera Mantero, e apoia de forma pontual Henrique Furtado Vieira e Romain Beltrão Teule.

Estas duas estruturas de dança contemporânea, com atividades complementares, têm vindo a colaborar ao longo da sua existência. Na LXFactory, em 2008, criaram o Edifício. Este projeto representou um novo formato de colaboração no âmbito da comunidade da dança portuguesa, potenciador de novas dinâmicas de trabalho, e acolheu mais de cem projetos de criação e de pesquisa, apresentações informais, conferências, seminários, workshops, lançamentos de publicações e outros eventos.

A sinergia criada entre o Forum Dança e O Rumo do Fumo tem vindo a consolidar-se no tempo. Em 2014, ambas as estruturas deram um passo ambicioso, criando e ocupando o Espaço da Penha. O projeto implicou diversas intervenções de adaptação e melhoramento do espaço: cerca de 1200 m2 de área, com 5 estúdios, 5 escritórios, uma sala de formação/centro de documentação e diversas áreas comuns.
As condições físicas deste novo espaço permitem desenvolver várias atividades em simultâneo, proporcionam o acolhimento em permanência de estruturas e de artistas e, também, períodos de residência mais prolongados e em maior número. Permitem aumentar e diversificar o leque de atividades e prever o desenvolvimento de iniciativas abertas à comunidade e ao público em geral.

Atualmente, o Espaço é habitado pelo Forum Dança, O Rumo do Fumo e o grupo de artistas da Piscina. Mas por lá já passaram várias outras estruturas e artistas, nomeadamente Teatro do Vestido, Teatro do Eléctrico, Causas Comuns, casaBranca, Frame Colectivo, Stró, Carta Branca, Miguel Loureiro e João Tuna.
Espaço da Penha é uma casa aberta para a comunidade artística nacional e internacional e para todos quantos se interessam pelas artes do espectáculo. Quer-se que continue a ser um lugar de encontros e partilhas.

E nada como uma festa para anunciar o desejo de continuação deste projeto. Por isso, o Forum Dança, O Rumo do Fumo e o grupo de artistas que habitam a Piscina convidam todas as pessoas a estarem presentes no próximo dia 16 de Março, a partir das 16h, no Espaço da Penha.

https://www.forumdanca.pt
https://www.orumodofumo.com/pt/home

 

Fotografia: © Cláudia Mateus

Fonte:levina.valentim

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar