DESIGN PORTUGUÊS NA EDIT NAPOLI 2023

397 views

O design português vai estar em mostra na Edit Napoli 2023, com um trabalho do designer Vasco Fragoso Mendes na Categoria Seminario Exhibitors. A peça que viaja até Itália é uma Cadeira que pertence à The Corcho Collection, uma coleção em que todas as peças são em cortiça crua e combinam no seu desenho e construção: o design, a cultura nacional, uma nova abordagem ao trabalho com cortiça, a arquitetura, o craft e a marcenaria.

 A quarta edição da Edit Napoli, vai decorrer no Complesso Monumentale di San Domenico Maggiore, um dos locais mais simbólicos da cultura napolitana e mediterrânea, de seis a oito de outubro. São três dias dedicados a trabalho de designers e ao design independente. A EDIT Napoli é a feira internacional de design inovadora, criada para apoiar, promover e celebrar uma nova geração de designers.

 

Esta coleção, a Corcho Collection surge da ideia de “opor um material texturado à madeira acabada, pelo contraste que criam. A pedra, a cortiça ou troncos não trabalhados, todos acrescentam esta textura, mas a cortiça, pelas suas características apaixonou-me. Por outro lado, interessa-me bastante criar uma nova imagem da cortiça, para além daquela kitsch que existe, muito ligada aos souvenirs e peças sem valor artístico. O aglomerado de cortiça está em todo o lado, mas a cortiça em cru não a vejo em muitos sítios” explica o Designer Vasco Fragoso Mendes.

 

A coleção na sua totalidade engloba: duas Cadeiras, uma Mesa, três Bancos e um Aparador. As cores escolhidas são o Castanho, o Branco Sujo e o Preto: O castanho é a cortiça simplesmente escovada e limpa, no seu estado mais puro. O branco é uma mistura entre a tinta branca e a que é usada na marcação dos sobreiros depois da retirada da cortiça. O preto, é queimado, numa ideia quase anti natura, já que a cortiça existe para proteger a árvore de eventuais incêndios.

 

A cortiça selecionada vem de Alcácer e de Santiago do Cacém, e é a matéria principal desta coleção muito pela sua textura, forma e pelo que permite criar. “As técnicas de marcenaria usadas no processo longo e demorado de construção, vão variando de peça para peça, onde planeamos com cuidado a estereotomia de cada pedaço de cortiça no desenho final. Sendo que procuramos dar o maior aproveitamento possível ao material, temos de andar às voltas com a peça até perceber onde vai ganhar a melhor colocação. A inspiração prende-se com a vontade de fazer diferente, de procurar novas formas de acrescentar emoção e valor a uma peça de design, através de materiais naturais.” Conclui Vasco Fragoso Mendes.

 

Fonte: reputation.pt

Fotografia: Cadeira | Foto – Carmo Oliveira

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar