Descubra os sabores da Primavera com Quinta de Camarate Branco Seco e Branco Doce 2023

364 views

Com a chegada da Primavera, a nova colheita dos vinhos brancos da Quinta de Camarate – o Branco Seco e o Branco Doce – já se encontra disponível no mercado. Com perfis distintos e versáteis, mas produzidos a partir das mesmas castas – Alvarinho e Loureiro – estes vinhos brancos produzidos pela José Maria da Fonseca na propriedade que lhes dá nome, são a companhia ideal para os dias aprazíveis e amenos da estação das flores.

 

Quinta de Camarate Branco Seco 2023 cativa com a sua frescura e elegância. Produzido com Alvarinho (82%) e Loureiro (18%), este vinho revela aromas frutados, com notas a melão verde, toranja e lantanas. De cor verde limão, é um branco que fermenta 100% em aço inoxidável em temperaturas controladas entre 16º a 18º. Deve ser consumido enquanto jovem, a uma temperatura de 8.º C, sendo o acompanhamento perfeito para pratos de peixe ou marisco. Criado em 1986, e originalmente produzido com recurso às castas Moscatel de Setúbal, Riesling e Gewurztraminer, este vinho branco sofreu uma renovação de castas na década de 90. Nessa altura, as castas estrangeiras foram substituídas pelas castas nacionais Loureiro e Alvarinho. Em 2007 deu-se uma nova mudança nas variedades de castas que dão origem a este vinho, tendo o Loureiro sido substituído pelo Verdelho, com o propósito de o tornar mais complexo e encorpado. Com o passar dos anos, a equipa de enologia da José Maria da Fonseca veio a diminuir de forma gradual a utilização das uvas Moscatel neste vinho, de forma a dar mais preponderância às outras duas castas que compõem o Quinta de Camarate Branco Seco, acabando o Moscatel por sair da composição do lote a partir da colheita de 2009.

Quinta de Camarate Branco Doce 2023 encanta com a sua suavidade e notas florais a madressilva e jasmim. Resultante de um blend de Alvarinho (62%) e Loureiro (38%), no paladar é um vinho suave com um bom equilíbrio e final de boca agradável e delicado. Recomenda-se que seja consumido a uma temperatura de 10ºC como aperitivo ou, como acompanhamento de sushi ou sobremesas, como doces de ovos. De cor amarelo ligeiro, é um branco que fermenta 100% em cuba de inox a 16º.

Provenientes de solos argilo-calcários, os Quinta de Camarate Branco Seco e Branco Doce refletem as características do terroir único da Quinta de Camarate, situada em Azeitão. Esta propriedade da família Soares Franco, há várias gerações, tem uma área total de 120ha, dos quais 39ha são dedicados às vinhas. A restante área é utilizada para pasto das ovelhas, que dão origem ao famoso queijo de Azeitão, e que estão presentes no rótulo da Quinta de Camarate. Nesta propriedade encontra-se também plantada a colecção ampelográfica da José Maria da Fonseca, que conta atualmente com mais de 560 castas diferente, provenientes dos quatro cantos do mundo.

 

Quinta de Camarate Branco Seco 2023| PVP Recomendado – 9,99€

  Quinta de Camarate Branco Doce 2023| PVP Recomendado – 9,99€

Fonte:global-press.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar