Daniel Blaufuks – Lisboa Clichê

2558 views

A exposição Lisboa Clichê apresenta uma seleção de fotografias de Daniel Blaufuks que integram o livro com o mesmo nome, editado pela Tinta-da-China e apresentado ao público no Museu de Lisboa em 28 de setembro de 2021.

São fotografias tiradas em Lisboa entre o final da década de 1980 e o início dos anos 90, às quais Daniel Blaufuks regressou três décadas depois, perante a indelével e acelerada transformação da cidade.

Durante o primeiro confinamento, Blaufuks começou a publicar algumas destas fotografias nas suas redes sociais, o que evoluiu para a construção de uma página de Instagram com o título que deu o mote para o livro e para a exposição, partilhando, entre março e outubro de 2020, imagens e textos de espaços, ambientes e pessoas de uma Lisboa já parcialmente desaparecida.

Das mais de 300 fotografias publicadas no livro foram selecionadas 80 para esta exposição, criando um fluxo cinematográfico, um travelling sobre uma Lisboa vista e intensamente sentida pelo autor, paisagens urbanas muito diversas das da cidade de hoje.

Lisboa Clichê anuncia o início de uma vida mais cosmopolita e arejada, dando lugar a tempos de maior prosperidade e afirmação nacional e internacional, mas em que a crescente massificação tem trazido a inevitável perda de alguns dos marcos identitários que conferiam a estes espaços a aura poética que Daniel Blaufuks evoca e partilha, de uma outra época, de uma outra Lisboa, a nossa Alexandria, nas palavras do artista.

Terça a domingo, das 10h às 18h (última entrada 17h30)

Museu de Lisboa

Campo Grande

245217 513 200

http://www.museudelisboa.pt

Créditos Daniel Blaufuks

Fonte AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar