Corpos Políticos – O corpo fora da norma nas artes performativas

649 views

Programa

COMO (E QUANDO) FALAR DA DEFICIÊNCIA? | 4 mar: 10h30
Neste workshop questionam-se práticas e mentalidades com o intuito de construir outras formas de passar informação quando falamos sobre deficiência. Com Diana Niepce, bailarina, coreógrafa, escritora e ativista, Joana Gomes, bailarina, de Joana Reais, autora, investigadora especialista em Inclusão pela Arte, e Maria Vlachou, cofundadora e diretora executiva da Acesso Cultura.
O OUTRO CORPO | 6 mar: 18h30
Uma conferência-performance em que Diana Niepce se faz acompanhar da linguagem de artistas que dão voz contra a violência disseminada pela norma, e permitem fazer emergir o lugar político de um novo corpo.
O OUTRO LADO DA DANÇA | 8 e 9 mar: 21h
Ver “relacionado”.
CORPOS ASSUMIDOS/ UNAPOLAGETICAL BODIES | 9 mar: 15h
Uma mesa-redonda junta a performer italiana Diana Anselmo, Diana Niepce, o coreógrafo inglês Marc Brew e a bailarina brasileira Mickaella Dantas, para refletirem trajetórias, problematizando as práticas de exclusão social e pensando as boas práticas de inclusão e o trabalho de criação de artistas com deficiência.
OLHAR FIXAMENTE/ STARING | 9 mar: 18h
O ponto de partida deste encontro é o olhar fixo, o olhar pasmado – que tantas vezes carrega em si estranheza ou preconceito, espanto ou indiferença. Com Lennard J. Davis, professor na área da Deficiência e Desenvolvimento Humano, na Universidade de Illinois, em Chicago.
TEMPESTADE MENTAL: CORPO POLÍTICO | 13 mar: 16h30
Um parlamento juvenil temático, exclusivo a menores de 18 anos. Num espaço autogovernado, durante 1h30, jovens dialogam, refletem e criam alternativas de futuro.
PLANKTON DREAMS: UMA CONVERSA | 13 mar: 18h30
Conversa online entre Diana Niepce e Tito R. Mukhopadhyay, que procura aprofundar uma maior compreensão no campo de investigação da neurotipicidade, que se refere à ideia de que as diferenças neurológicas são naturais e fazem parte da diversidade humana.
AUTORRETRATO EM 3 ATOS | 14 mar: 18h30
Uma vídeo-performance composta onde Diana Anselmo investiga o conceito de olhar fixamente e convida o público a partilhar horizontes e imaginários para uma pluralidade de corpos, histórias, experiências e identidades.
COMPREENDER | 15 mar: 18h
Esta formação pretende fundir as componentes teóricas e práticas dos Disability Arts, com a fusão da presença e da voz referentes à Comunidade Surda de Diana Anselmo e à prática de dança de Diana Niepce.
THE DAN DAW SHOW | 15 mar: 21h, 16 mar: 19h
Ver em ‘relacionado’.

Ficha técnica:

Curadoria de Diana Niepce.

 

dança
4 março a 16 março 2024
Culturgest
Fotografia: O Outro Lado da Dança, de Diana Niepce
Fonte: AgendaLx

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar