A Dom Quixote abre o novo ano da melhor maneira, com o novíssimo romance de Itamar Vieira Junior, o escritor brasileiro mais lido na actualidade, multipremiado e traduzido um pouco por todo o mundo, e que em Fevereiro regressa ao nosso país para a participar, na Póvoa de Varzim, no Festival Literário Correntes d’Escritas.
Rita Preta, caixa num supermercado e mãe de três rapazes, vê a sua vida virada do avesso quando Cid, o mais velho, foge de casa depois de uma discussão acalorada e não volta a ser visto na comunidade. Inicialmente convencida de que se tratou apenas de um desentendimento passageiro, Rita acabará por perceber que o que aconteceu a Cid foi muito mais grave e que terá de ser ela a agir para recuperar o primogénito, mesmo correndo o risco de perder o emprego, o amante e até a vida, ameaçada por grupos violentos envolvidos no desaparecimento de muitos jovens em Salvador e também pela própria Polícia.
Mas Rita descende diretamente de algumas personagens da fazenda Água Negra, onde decorria a ação de Torto Arado, e é como elas forte e obstinada, não desistirá. Assim, enquanto tenta lidar com uma culpa que carrega desde a infância, Rita lutará até ao fim pela justiça e pela verdade – e fará história, a mesma que um dia escreverá Cainho, o seu filho do meio, uma espécie de alter ego do autor, que descobre nas histórias do seu povo a matéria-prima da criação literária.
Este é o romance que fecha a Trilogia da Terra, iniciada com o multipremiado Torto Arado e continuada com Salvar o Fogo. Um texto magistral sobre a injustiça e a desigualdade, mas também sobre a coragem inquebrantável de uma mãe em busca do seu filho.
Itamar Vieira Junior, vencedor dos Prémios LeYa, Oceanos, Jabuti (conquistado duas vezes) e Montluc, foi o primeiro autor brasileiro a chegar à final do International Booker Prize e do Dublin Literary Award.
Nascido em Salvador, em 1979, é doutor em estudos étnicos e africanos (UFBA) e autor da coletânea de contos Doramar ou a Odisseia, do livro infantil Chupim e dos romances Salvar o Fogo e Torto Arado, este último é um dos maiores sucessos – de público e crítica – da literatura brasileira em muitas décadas, tendo sido traduzido em mais de trinta idiomas.
Coração sem Medo é o seu mais recente romance.
Fonte: LeYa



