CONSERVEIRA PINHAIS LANÇA “O GRANDE LIVRO DE RECEITAS DE SARDINHAS NURI”

506 views

Sabores do mar diretamente para a mesa com sardinhas portuguesas artesanais em lata

Várias propostas gastronómicas, seja diretamente da lata como entrada ou prato principal, com a sardinha NURI sempre como protagonista

Pinhaiscentenária conserveira de Matosinhos e casa da NURImarca de culto nos mercados internacionais, lança “O grande livro de receitas de sardinhas NURI”, um livro repleto de histórias e de pratos sobre esta espécie tão apreciada pelos portugueses. Com um leque de propostas gastronómicas diversificadas e sofisticadas, que evocam sabores do mar, o livro apresenta várias sugestões de receitas confecionadas com conservas NURI, desde tapas, saladas, quiches, até massas picantes, iguarias imperdíveis à mesa e que prometem conquistar o palato dos portugueses.

Com origem na costa do Atlântico, a sardinha chega fresca à histórica fábrica de conservas Pinhais e segue para a salmoura para equilibrar o sabor. Depois é cortada manualmente e cozinhada a vapor, num forno centenário, um processo tradicional que mantém presentes os nutrientes, vitaminas e sais minerais. Já cozido, o pescado está pronto para entrar nas latas, a que se juntam ingredientes de excelência, como o azeite, pepino, malagueta, cenoura, cravinho, pimenta preta e louro. Seguem-se o enlatamento, a esterilização e a maturação das conservas NURI. Toda a viagem da sardinha, que integra cerca de 12 etapas, é integralmente manual o que garante a qualidade reconhecida aos produtos da marca.

“Cada lata de Nuri é um pedaço de tradição viva, um processo de produção que permaneceu tenazmente inalterado por 100 anos, na mesma fábrica, nas mesmas mesas de mármore, a mesma receita dia após dia”, refere Jakob Glatz, responsável da empresa Glatz que detém a marca NURI.

Escritas por Anna Burghardt e desenvolvidas pelo chef profissional Andres Stirn, as inúmeras receitas NURI presentes no livro são complementadas com histórias emocionantes sobre a vida quotidiana na fábrica Pinhais, as relações duradouras que marcam o percurso da empresa e das diferentes gerações da mesma família que ali trabalham. É um mergulho na azáfama da lota de Matosinhos, onde as colaboradoras da Pinhais vão selecionar com mestria apenas a melhor sardinha. É também a história da marca que assenta numa herança cultural da indústria centenária tipicamente portuguesa, agora retratada em cada uma das receitas NURI, a descobrir no livro.

Editado em três línguas: português, inglês e alemão, “O grande livro de receitas de sardinhas NURI” estará à venda no final do mês, podendo ser adquirido no Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour” e ainda na loja online da Pinhais, pelo preço unitário de 35 euros.

 

Fonte: Pure

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar