Concerto de Julia Kent / Antoine Schmitt no Teatro Viriato

125 views

Concerto de Julia Kent / Antoine Schmitt (vídeo) | data única em PT | Jardins Efémeros (curadoria) @Teatro Viriato.

Sábado, dia 29 de outubro, pelas 21h00, concerto de violoncelo e eletrónica de Júlia Kent com vídeo de Antoine Schmitt.
A artista assomará ao palco do Teatro Viriato, para espetáculo único em Portugal: uma curadoria dos Jardins Efémeros.
Integrada na sua tour europeia, a artista apresentará ao vivo, em Viseu, o seu último álbum, Temporal, editado pela Leaf.

Sobre Julia Kent:
Julia Kent é compositora e violoncelista que recorre à eletrónica processada e samples, para a evocação de paisagens surrealistas, deambulando entre o assombro e a contemplação, a intimidade quase silenciosa e a expansividade de intensa cinematografia. Compondo também para cinema, televisão, teatro e dança, Julia Kent tem cinco discos editados, e é presença assídua em festivais internacionais prestigiados, como o Primavera Sound, Mutek, Meltdown e Unsound.

No seu trabalho destacamos as críticas especializadas em jornais como The Guardian e BBC 6 Music, The Quietus”, The Wire, entre outros.
Julia Kent apresentar-se-á em Viseu, PT, acompanhada pelo vídeo do premiado artista visual, Antoine Schmitt, que cria obras na forma de objetos, instalações em site-specific para abordar o processo de movimento em todas as suas modalidades e questionar as suas problemáticas conceituais intrínsecas, plásticas, filosóficas ou de natureza social.

Sobre Antoine Schmitt:
Originalmente um engenheiro de programação na área de relações computacionais e humanas e inteligência artificial, coloca no centro da sua expressão o programa, um material artístico contemporâneo e único pela sua qualidade ativa na sua criação, podendo assim revelar e manipular as forças em jogo.
Com um repertório de vários campos artísticos, colaborou com artistas como Franck Vigroux, Atau Tanka, Don Dino, Matthew Bourne, entre outros. O seu trabalho é premiado e apresentado em festivais internacionais: transmediale (Berlin, 2007), ars Electronica (2009), UNESCO International Festival of Video-Dance (2002), etc.

Neste concerto, Antoine Schmitt traz-nos o vídeo generativo e interativo, Origin, criado para a compositora Julia Kent, para que possa tocá-lo enquanto se apresenta. Gerado ao vivo por um algoritmo programado sensível às dimensões espectrais dos sons produzidos pela compositora, Origin é um programa com comportamento próprio, de formas diferentes e subtis. Inspirado na dinâmica dos buracos negros, nos seus limites e na origem do universo, onde forças poderosas que acontecem aqui e agora, como a própria música, geram formas complexas, delicadas e estáveis.

Os bilhetes já se encontram à venda na BOL e no site e bilheteira do Teatro Viriato.

A estrutura Pausa Possível cria e produz o programa Jardins Efémeros é financiado pelo Município de Viseu e pela Direção Geral das Artes.

 

Curadoria Jardins Efémeros

Fonte: Jardins Efémeros

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar