COMPANHIA DE DANÇA DE ALMADA LEVA INVERNO À TURQUIA

629 views

No dia 26 de agosto, o CerModern (Ancara, Turquia) recebe Inverno, uma criação de Bruno Duarte inspirada nas imagens e figuras dos costumes de inverno transmontanos – caretos, chocalheiros, diabos – que “sempre exerceram” sobre o coreógrafo “um magnetismo especial”.

“Situado entre o sagrado e pagão, ancestral e contemporâneo, humano e sobrenatural, Inverno procura transmitir a magia que se vive por estes lugares na altura do solstício de inverno, retratando o pulsar da terra, a emancipação dos jovens, as arruadas, a postura de transgressão – mas tão regrada por práticas fixas – e o forte misticismo cultural. Este é um trabalho sobre o que está vivo, mas também sobre a memória. Sobre aquilo e aqueles que já viveram os locais que hoje experimentamos.”

Bruno Duarte viu “na criação deste espetáculo uma oportunidade para explorar cenicamente o cruzamento da sacralidade ritual destas celebrações ancestrais, com uma linguagem de dança contemporânea”.

“Situado entre o sagrado e pagão, ancestral e contemporâneo, humano e sobrenatural, ‘Inverno” procura transmitir a magia que se vive por estes lugares na altura do solstício de inverno, retratando o pulsar da terra, a emancipação dos jovens, as arruadas, a postura de transgressão – mas tão regrada por práticas fixas – e o forte misticismo cultural. Este é um trabalho sobre o que está vivo, mas também sobre a memória. Sobre aquilo e aqueles que já viveram os locais que hoje experimentamos.” (Bruno Duarte)

Inverno é uma cocriação de Bruno Duarte, Carlota Sela, Francisco Ferreira, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão e Raquel Tavares. A música é de Galandum Galundaina, Roncos do Diabo, Cabra Çega, Urze de Lume, Colin Stetson e os figurinos de Nuno Nogueira. A cenografia está a cargo de Carlota Machado e Bruno Duarte e o desenho de luz é de Stageplot – Filipa Romeu. O projeto é apoiado pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.

Créditos: © Ester Gonçalves

Fonte: dgartes.gov.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar