Companhia de Dança de Almada estreia uma nova criação no Cistermúsica

1022 views

No próximo dia 5 de julho a Companhia de Dança de Almada estreia “Carbono”, uma nova criação do coreógrafo Bruno Duarte. Desenhada para espaços não convencionais, a peça será apresentada no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, inserida na programação do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça.

Neste novo trabalho, Bruno Duarte propõe-se cruzar o seu universo coreográfico com o domínio artístico de outro criador, tomando como base conceptual o trabalho do artista multidisciplinar Horácio Frutuoso (1991), cuja produção inclui a poesia visual, a pintura, a instalação, a imagem digital e a performance.

“Carbono” explora a ideia da tradução como um processo não apenas técnico mas criativo e, de certa forma, transformativo – a expressão americana “lost in translation” ilustra-o bem. O autor realça a sua perspetiva, “num processo de tradução, seja textual, seja comunicativo, ou até mesmo do pensamento para o movimento concreto, existe o perigo (real e quase inevitável) de o resultado ser contaminado pelas experiências, expectativas e preconceitos do tradutor que, aqui, funciona como uma falível folha de papel químico”.

Ao criar para um espaço não convencional, real, palpável, diferente do espaço descaracterizado que é o palco tradicional, o coreógrafo procura expandir este conceito para a espacialidade – tal como a obra de Frutuoso, que parece explodir e imprimir-se contra as paredes de cada espaço onde a apresenta – e questionar a ideia da efemeridade da dança, perguntando: poderá a dança deixar rasto?

Bruno Duarte é mestre em Ensino da Dança e licenciado em Dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Desde 2013 é membro da Companhia de Dança de Almada, como coreógrafo residente, bailarino e professor na escola de dança. Desde 2011, criou e cocriou diversas peças, para palco e videodança, apresentadas em vários países. Ministrou workshops no Beijing Dance Theatre (China), Giro8 Companhia de Dança (Brasil), FreeDance (Croácia), entre outros. Tem sido professor convidado em várias escolas de dança em Portugal.

Antes da estreia em Alcobaça, “Carbono” será apresentado em antestreia no Solar dos Zagallos, na Sobreda – Almada, dia 1 de julho, às 16h.

Carbono ANTESTREIA
Companhia de Dança de Almada
dia, hora: 1 de julho, às 16:00
local: Solar dos Zagallos, Almada
informações: 212 947 000 | solar@cma.m-almada.pt
preço: Entrada gratuita

Carbono ESTREIA
Companhia de Dança de Almada
Inserido na programação do Cistermúsica — Festival de Música de Alcobaça Dança
dia, hora: 5 de julho, às 22:00
local: Alcobaça, Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça
informações: 967 716 647 (Whatsapp disponível) | info@cistermusica.com
bilhetes: https://blueticket.meo.pt/Event/9292/
preço: 8 euros

 

Créditos fotográficos de Hrant Khachatryan

Fonte:cdanca-almada.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar