Coleção Freixo Special Edition: vinhos originais para três momentos únicos

316 views

A gama Freixo Special Edition apresenta uma coleção limitada com as últimas edições rosé Touriga Nacional 2022, branco Riesling 2021 e o tinto Petite Syrah 2020. Nascidos das vinhas da Herdade do Freixo, no Alentejo, estes vinhos incríveis estagiaram na adega subterrânea e prometem fazer as delícias de todos, especialmente quando acompanhados por requintadas iguarias, proporcionando momentos verdadeiramente únicos de degustação e partilha. Os vinhos Freixo Special Edition são edições limitadas de posicionamento super premium, assumem-se pela qualidade e essência das castas selecionadas, pelo terroir e identidade, pela frescura, complexidade e elegância.

Herdade do Freixo, situada no Redondo, tem cerca de 300 hectares perfeitamente inseridos na paisagem alentejana, fundindo-se no horizonte entre a Serra d’Ossa e Évora. Destes vinhedos nascem vinhos de grande qualidade, em respeito pelo terroir e a identidade, vinificados e estagiados na inovadora adega subterrânea, com três pisos em profundidade, pensada para fazer grandes vinhos e surpreender todos quantos a visitem. “Um conceito inovador, onde domina o respeito pela natureza, a paixão pela preservação da paisagem rural dos montes da Herdade do Freixo e uma proteção exímia da fauna e flora locais”, assim pode ler-se no livro “Adega Herdade do Freixo”, publicado pela Uzina Books, com autoria de Frederico Valsassina e Susana Meirinhos.

Herdade do Freixo acaba de apresentar uma triologia perfeita – Touriga Nacional (rosé), Riesling (branco) e Petite Syrah (tinto): as novas colheitas dos monovarietais super premium da gama Freixo Special Edition, já estão disponíveis no mercado, e podem agora ser adquiridas juntas, numa linda caixa de madeira. Uma coleção de grande qualidade, perfeita para oferta, que promete proporcionar momentos únicos de degustação à mesa. “A coleção limitada Freixo Special Edition foi desenhada para apresentar vinhos muito elegantes, exclusivos e pouco comuns, para os convívios mais especiais de consumidores que queiram ser surpreendidos”, garante Carolina Tomé, diretora de marketing.

Freixo Special Edition rosé 2022, foi elaborado apenas com a casta Touriga Nacional. É um rosé “com origem no mosto lágrima, sem prensagem, com aproveitamento só do ‘téte de cuvée’ até obter a cor pretendida, de uvas de Touriga Nacional selecionadas para o vinho Freixo Family Collection, as melhores uvas da Herdade do Freixo”, explica o enólogo, Diogo Lopes, acrescentando que apresenta “aroma delicado a flores brancas e pau de rosa, grande elegância na boca, com muita frescura integrada no vinho e ímpar equilibro”, deixando um final muito “fino e cremoso”.

Freixo Special Edition branco 2021 foi produzido exclusivamente com a casta alemã Riesling, numa vinha maioritariamente de solo granítico numa suave encosta. Usufruiu de estágio prolongado em garrafa de um mínimo de 18 meses, potenciando a sua complexidade e elegância. “O Riesling é uma das castas mais originais do mundo, aqui num ambiente especial influenciado pela Serra d’osso exprime-se com ainda mais originalidade, com notas florais de flores brancas, fruta exótica e algum damasco. Na boca tem uma acidez vibrante, que lhe confere tensão, tudo em harmonia. Final muito elegante e intenso, com uma nota mineral a surgir”, destaca o enólogo. É um vinho exótico e poderoso.

Da vinha de várzea, com microclima mais fresco e solo predominantemente de origem xistosa, saem as uvas da casta Petite Syrah que dá origem ao Freixo Special Edition tinto 2020. Depois de um estágio em barricas novas de carvalho francês durante 12 meses, que lhe confere estrutura e equilíbrio, este vinho revela “aroma muito intenso a frutos negros e a bagas silvestres, ligeira nota tostada de barrica de grande qualidade; boca muito intensa com taninos de veludo, boa acidez e longo final, um tinto rico e com diferentes camadas de prova”, assim descreve Diogo Lopes. De salientar que a primeira colheita, de 2019, lançada no final de 2022, foi reconhecida com 18 pontos (em 20) pela revista Vinho Grandes Escolhas e pelo Beverage Testing Chicago Institute com 94 pontos (em 100).

Os três vinhos da coleção Freixo Special Edition ganham complexidade e finesse com a evolução em garrafa. São vinhos muito gastronómicos. O rosé Touriga Nacional e o Riesling acompanham bem pratos de peixe fresco, mariscos, sushi e sashimi, saladas, carnes brancas, carnes vermelhas grelhadas, pastas e risottos. Já o Petite Syrah acompanha pratos de cozinha tradicional mediterrânica, pratos de caça, queijos, cozinha vegetariana com intensidade aromática e pratos de fusão.

Os vinhos e a Adega Herdade do Freixo têm vindo a arrecadar inúmeros prémios nacionais e internacionais e o enoturismo continua a ser uma das grandes apostas, como forma por excelência para potenciar experiências sensoriais diferenciadas, criando valor e memórias singulares. A Adega Herdade do Freixo (“Edifício do Ano” 2018, pelo Arch Daily de Nova York) disponibiliza salas subterrâneas com um ambiente elegante e envolvente, para a realização de eventos e modalidades de enoturismo. Com a aproximação da quadra natalícia, foi criada uma nova experiência de enoturismo: a Christmas Freixo Experience, uma viagem sensorial completa, seja em equipa, amigos ou família, esta proposta inclui um almoço (ou jantar) volante intimista, acompanhado de alguns dos exclusivos vinhos Freixo e os melhores sabores da comida alentejana.

SOBRE A COLEÇÃO FREIXO SPECIAL EDITION

PVP 75€ (caixa com os 3 vinhos)

Touriga Nacional rosé 2022 | DOC Alentejo | 13% álc.

Riesling branco 2021 | DOC Alentejo | 13% álc.

Petite Syrah tinto 2020 | DOC Alentejo | 14,5% álc

Enologia: Diogo Lopes e Dina Cartaxo

 

Fonte: purplemedia.pt

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar