Cinco sugestões para aproveitar este mês com o Museu de Lisboa

414 views

Em março, os núcleos do Museu de Lisboa oferecem uma programação diversa que convida para diferentes modos de descobrir, conhecer e experienciar o património histórico, humano, arquitetónico e natural da cidade.

1. Percurso Mulheres na Cidade
No Dia da Mulher (8 de março), pelas 15H, Joana Olivença e Paulo Cuíça, mediadores culturais do Museu de Lisboa, destaca alguns dos vestígios da história da emancipação feminina em Lisboa. Entre Alfama e São Bento, este percurso parte do Museu de Lisboa – Santo António e relembra histórias de vida e momentos marcantes da história da cidade e do país, nos quais o feminino se impôs alto e bom som.

2. Oficina para famílias Uma questão de paciência?
No âmbito da exposição temporária do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta Cidade-Miniatura: A maqueta de Lisboa pelo bombeiro Luís Pereira de Carvalho, Carlos Cabral Loureiro, maquetista do Museu de Lisboa, orienta um workshop sobre maquetes, que convida os seus participantes a escolherem um edifício lisboeta, para que depois o construam com cartão, cola e tintas. Esta atividade terá lugar no dia 18 de março, às 11H.

3. Percurso Lisboa das Chaminés
Num passeio da estação de comboios de Santa Apolónia até à Fábrica de Moagem da Manutenção Militar, que se realiza no dia 25 de março, pelas 11H, o Museu de Lisboa propõe uma viagem pelo quotidiano dos trabalhadores nos complexos industriais da zona, que revela como a revolução industrial do final do século XIX transformou a paisagem desta parte da cidade e a vida das pessoas que a habitavam. Este é o primeiro capítulo de uma história que se desenrola em dois percursos.

4. Oficina para famílias Aqui Há Minhocas!
No ano em que o mote para o Dia Internacional dos Museus é a sustentabilidade e o bem-estar, o Museu de Lisboa – Palácio Pimenta convida os seus visitantes a descobrirem a riqueza e complexidade da vida natural nos seus jardins, através de uma oficina que começa na estação de compostagem do Palácio Pimenta e desafia toda a família a arregaçar as mangas para a manter. Nesta atividade, que se realiza no dia 26 de março, pelas 10H30, evidencia-se a relevância da compostagem, os agentes nela envolvidos e o seu papel no ciclo de vida dos jardins.

5. Curso de teatro no Teatro Romano de Lisboa
Museu de Lisboa – Teatro Romano tem consistentemente apresentado uma programação que homenageia o palco mais antigo da cidade, devolvendo-lhe a vida que em tempos teve através de diversas iniciativas que convocam as artes plásticas e performativas a este local. Desta vez, Luísa Ortigoso e Beto Colville, da companhia Teatro Livre, coordenam um curso de introdução à representação de teatro clássico. O curso está dividido em três sessões, que se realizam nos dias 27, 28 e 29 de março, entre as 18H e as 19H30.

Fonte: Museu de Lisboa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar