CIDADE RABAT, o novo filme de Susana Nobre, estreia nas salas de cinema portuguesas a 22 de junho

759 views

“Cidade Rabat”, o mais recente filme da realizadora Susana Nobre, vai estrear nas salas de cinema portuguesas no dia 22 de junho, depois da estreia mundial na 73ª edição do Festival de Cinema de Berlim e da estreia portuguesa no IndieLisboa 2023.

Cidade Rabat conta a história de Helena, interpretada pela atriz Raquel Castro, uma mulher de 40 anos que acaba de perder a sua mãe. O luto de Helena, na relação por vezes vertiginosa com o seu quotidiano, ganha um significado e valor inesperados.

A intimidade com as circunstâncias da morte produz em Helena o sentimento de que a vida passa rapidamente e que os dias sucedem-se num piscar de olhos. Helena é investida por sentimentos contraditórios. Se por um lado observa a precariedade da vida, na certeza da sua finitude, por outro, esta é vivida num estado de euforia de querer participar na alegria do mundo. Helena aceita o que se lhe apresenta e encontra essa alegria no que lhe é mais impessoal., afirma  Susana Nobre, realizadora de longas-metragens como No Táxi do Jack (2021), Tempo Comum (2018), Vida Activa (2013), O Que Pode um Rosto (2003) e de curtas-metragens como Provas, Exorcismos (2015), Lisboa-Província (2010) ou Estados da Matéria (2005).

Cidade Rabat é uma produção da Terratreme em coprodução com a produtora francesa Kinoelektron.

Trailer aqui:

SINOPSE
Cidade Rabat é uma comédia melancólica sobre o luto. Helena tem quarenta anos e tem uma filha com doze anos chamada Maria com quem vive, em semanas alternadas com o pai. Helena trabalha como produtora de cinema e sente-se reprimida pelo quotidiano burocrático das suas funções. Após a morte da sua mãe, Helena é atingida por um sentimento de orfandade enegrecido pelo ambiente de morbidade que a envolveu nos últimos tempos. Esse olhar tocado pelas misérias e tristezas do mundo, na equidistância em que se encontra entre o princípio e o fim da vida, provocam em Helena o despertar de uma segunda adolescência.

 

FICHA TÉCNICA 

Com: Raquel Castro (Helena),

Paula Bárcia (mãe de Helena), Paula Só (Lina), Sara de Castro (Inês), Laura Afonso (Maria)
Realização e argumento: Susana Nobre
Director de fotografia: Paulo Menezes aip
Montagem: Martial Salomon
Diretora de Arte: Cláudia Lopes Costa
Guarda-roupa: Tânia Franco
Som: João Gazua
Maquilhagem: Iris Peleira
Diretora de produção: Mônica Noronha
Diretor de som: João Gazua
Montagem de som e misturas: Nuno Carvalho

Fonte: press.terratreme

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar