Cerimónia agrega um milhar de convidados e presta homenagem a João Portugal Ramos e aos ministros da Agricultura dos últimos 20 anos

146 views

Começou a contagem decrescente para a atribuição daqueles que são conhecidos no setor como os “óscares do vinho e da gastronomia”. Esta sexta-feira à noite, 9 de fevereiro, na Alfândega do Porto, um milhar de convidados presenciará a premiação de protagonistas  e projetos nas áreas do vinho, da gastronomia e do enoturismo durante a 27ª edição de “Os Melhores do Ano” pela Revista de Vinhos.

 

Desta vez, a cerimónia presta uma dupla homenagem.

 

Antecipando os 20 anos que em 2024 são assinalados peloEssência do Vinho – Porto, o evento que esteve na origem da Essência Company, a Revista de Vinhos (título detido pela Essência Co.) presta homenagem aos Ministros da Agricultura que tutelaram a pasta desde 2004: Armando Sevinate Pinto, Carlos da Costa Neves, Jaime Silva, António Serrano, Assunção Cristas, Luis Capoulas Santos e Maria do Céu Antunes.

 

A Revista de Vinhos irá ainda homenagear um dos nomes mais conceituados do vinho português, que teve um papel absolutamente decisivo muito em particular na afirmação do Alentejo contemporâneo. Trata-se de João Portugal Ramos, enólogo com uma carreira profissional de 43 anos, que entretanto também se afirmou como produtor em regiões como o Douro, o Tejo e os Verdes.

 

 

“Nos dias que vivemos servir a causa pública, com todos os constrangimentos pessoais e profissionais associados, merece um sublinhado. A Agricultura não é valorizada quanto deveriapelo que a Revista de Vinhos, que aborda em larga medida o produto final de uma fileira do setor primário, assume tranquilamente o desígnio de reunir todos os agentes em torno de momentos de celebração como são ´Os Melhores do Ano´, em que premiamos o mérito e a excelência de ousar e de fazer. Simultaneamente, é cada vez mais difícil encontrarmos alguém que tenha construído em nome próprio uma carreira tão valiosa quanto a de João Portugal Ramos, razão pela qual entendemos que o setor do vinho lhe devia uma homenagem, que permitisse valorizar o tanto que aportou de novo ao Alentejo, num primeiro momento, e aos vinhos portugueses como um todo, na atualidade”, justifica Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Revista de Vinhos e fundador da Essência, Co.

 

Os Prémios Personalidade (no Vinho, na Gastronomia e no Brasil), a revelação do “Vinho do Ano” e do “Restaurante do Ano” serão alguns dos principais destaques por entre as 23 categorias sublinhadas pela redação da Revista de Vinhos, a saber: “Personalidade do Ano no Vinho”, “Personalidade do Ano na Gastronomia” e “Personalidade do Ano no Brasil”; “Vinho do Ano”, “Produtor do Ano”, “Produtor de Vinhos Fortificados do Ano”, “Produtor Revelação do Ano”, “Empresa do Ano”, “Marca do Ano”, “Enólogo do Ano”, “Enólogo Revelação do Ano”, “Distribuidor do Ano”, “Loja/Garrafeira do Ano”, “Investigação/Inovação do Ano”; “Restaurante do Ano”, “Chefe de Cozinha do Ano”, “Chefe Revelação do Ano”, “Melhor Serviço de Vinhos”, “Sommelier/Wine Director do Ano”, “Produtor Artesanal do Ano”, “Enoturismo do Ano” e “Destino Gastronómico do Ano”.

 

Ao palco subirão também os “30 Vinhos Excelência”, ou seja, os vinhos que mais se destacaram ao longo do último ano por entre milhares de amostras provadas pelo painel de provadores da Revista de Vinhos. Será ainda conhecida a “Compra do Ano”, isto é, o vinho de melhor relação qualidade/preço, abaixo dos 10,00€ e de produção acima das 100.000 garrafas.

 

A cerimónia terá apresentação de Maria Cerqueira Gomes e José João Santos e será emitida em direto nos canais digitais da Revista de Vinhos – You Tube e Facebook da @revistadevinhos

 

Fonte:cunhavaz.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar