Celebrar os 50 anos do 25 de Abril no Museu do Oriente

770 views

Os diferentes olhares e perspectivas sobre a Revolução dão o mote ao programa 50 Anos do 25 de Abril, que a Fundação Oriente organiza de 12 de Abril a 19 de Maio. Os testemunhos, valores e herança de Abril evocam-se através de uma exposição de fotografias inéditas, uma conferência e um concerto, no Museu do Oriente.

Com inauguração a 16 de Abril, a exposição Ventos de liberdade. A Revolução de Abril pelo olhar de Ingeborg Lippmnan e Peter Collis apresenta olhares únicos de dois fotojornalistas estrangeiros que acompanharam a revolução e retrataram o país que Abril transformou.

A lente do britânico Peter Collis capta um país em transe, desde os portugueses anónimos aos principais protagonistas da cena política da época. Por seu turno, as imagens da alemã Ingeborg Lippmann focam as mulheres, a paisagem humana no Alentejo no contexto da Reforma Agrária e o país rural. Comissariada por Fátima Lopes Cardoso e Pedro Marques Gomes, a exposição parte dos seus arquivos, depositados na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, relevados agora pela primeira vez. De entrada gratuita, a exposição está patente até 19 de Maio.

A par da exposição, será revelada A Liberdade, da obra vencedora do concurso de criação artística Call4art: 50 Anos do 25 de Abril.  Lançado em 2023 pela Fundação Oriente, o concurso visou encorajar gerações de artistas plásticos que não viveram a ditadura a reflectir sobre o legado e valores de Abril. Da autoria de Isa Magalhães (aka Kideo Kidō), a instalação A Liberdade simboliza o impacto positivo desta conquista nas gerações pós-revolução, e poderá ser vista até 19 de Maio.

Também no dia 16 de Abril, a conferência comemorativa do 50.º aniversário do 25 de Abril reúne testemunhos de quem viveu a revolução em diferentes contextos lusófonos, bem como um balanço de 50 anos de democracia em Portugal.  A sessão inicia-se com o relato desta vivência nalgumas geografias como Macau e Timor-Leste, através dos testemunhos do jornalista Ricardo Pinto e da historiadora Zélia Pereira, entre outros. Ao longo do dia, os diversos painéis debatem democracia e liberdade em Portugal, democracia paritária e liberdades civis pelas vozes de Gonçalo Saraiva Matias, Marina Costa Lobo, Vasco Malta, Miguel Vale de Almeida, entre outros. A sessão de encerramento fica a cargo do Presidente da Fundação Oriente, Carlos Monjardino e da Presidente da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, Isabel Soares.

Co-produzido pela Associação Setúbal Voz, a Fundação Oriente propõe um concerto, a 12 de Abril, para revisitar a forma como a revolução dos cravos chegou a Macau. Os músicos Diogo Oliveira e Tiago Mileu vão ritmar como a notícia foi narrada na Rádio Macau por Rui de Mascarenhas, um cantor português de enorme sucesso na época. Um espectáculo pautado pela diversidade sonora, entre poemas musicados, temas tradicionais chineses e canções populares portuguesas.

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril não acontecem apenas em Lisboa. As delegações da Fundação Oriente terão também diversas iniciativas a decorrer. Entre os dias 22 e 29 de Abril, e por ocasião do Encontro de Delegações da Fundação Oriente, três proeminentes músicos goeses, levam um pouco da Índia e de Portugal a Macau, com dois concertos que combinam fado, mandó e outros temas de Goa. Em Timor-Leste, a data assinala-se com o ciclo “25 de Abril no Cinema”.

A Fundação Oriente encoraja, com este programa, à reflexão e ao enriquecimento da esfera pública.

Ventos de Liberdade

Exposição

Inauguração | 16 Abril | 18.30

Até 19 Maio

Terça-feira a domingo: 10.00-18.00

Sexta-feira: 10.00-20.00 (entrada gratuita das 18.00-20.00)

Entrada gratuita

 

50 anos do 25 de Abril

Conferência Comemorativa 

16 Abril

Sala Beijing – Museu do Oriente

Horário: 10.00 às 18.00

Público alvo: M/16 anos [idade indicativa]

Gratuito mediante inscrição por e-mail: conferencia@foriente.pt

 

Macau no dia 25 de Abril de 1974

12 Abril

Auditório

Horário: 19.30

Duração: 60’, sem intervalo

Público alvo: M/6

Preço: 15€ [descontos em vigor]

 

Fonte: lpmcom.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar