CASA RELVAS HOMENAGEIA UMA DAS CASTAS MAIS TRADICIONAIS DO ALENTEJO COM NOVA COLHEITA DE “HERDADE DE SÃO MIGUEL PÉ DE MÃE”

489 views

Casa Relvas acaba de apresentar uma nova colheita de uma das referências topo de gama do seu portefólio: o Herdade de São Miguel Pé de Mãe 2020. Este é um vinho muito especial, que representa as castas nobres que o produtor do Alentejo tem vindo a promover.

 

“2020 foi um ano difícil no Alentejo. O inverno foi frio e chuvoso e a primavera muito chuvosa com muita pressão de míldio. O verão foi quente e seco, contudo com uma grande presença de água no solo. Durante a maturação, as noites frias e secas permitiram preservar a acidez e atingir níveis de maturação fenólica bastante equilibrados”, explica Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas.

“Pé de Mãe” é o nome dado às videiras selecionadas para reprodução vegetativa, que são escolhidas pela qualidade do seu fruto e também pela boa adaptação a um determinado terroir e resistência a doenças de lenho. Este vinho é uma homenagem às castas tradicionais alentejanas, que têm vindo a perder alguma importância na região e que estão atualmente cada vez mais esquecidas, mas que a Casa Relvas tem vindo a evidenciar também com a sua gama de monocastas tintos e brancos.

Para a produção deste vinho, composto maioritariamente por Trincadeira (90%), foram selecionadas uvas das plantas que apresentavam melhor expressão vegetativa e maturação mais homogénea. As uvas são provenientes de uma vinha plantada em 2001, na Herdade de São Miguel, no Redondo, em solos de xisto, rodeados de uma floresta de sobreiros.

O “Herdade de São Miguel Pé de Mãe 2020”, com vindima manual, e seleção à parcela, teve uma fermentação com leveduras indígenas (naturalmente presentes na videira, nas uvas, no solo e no ar), com temperatura controlada, e fermentação em inox com bago inteiro e 20% dos engaços. Teve ainda uma maceração de 30 dias, e o estágio foi feito em tonel de 5 mil litros de carvalho francês, ao longo de 18 meses. De cor rubi aberta e aroma de frutos vermelhos e flores de laranjeira, com notas balsâmicas, este vinho apresenta no paladar uma boa acidez, taninos suaves, e um final de boca frutado e persistente.

O “Herdade de São Miguel Pé de Mãe 2020” é o vinho ideal para acompanhar queijos de pasta mole, guisados e também enchidos e carnes vermelhas. Com um PVP recomendado de 30 euros, a nova colheita deste já icónico vinho da Casa Relvas encontra-se à venda nas principais garrafeiras e em lojas da especialidade em todo o país.

 

Mais informações:

Morada:
Casa Relvas, Lda.
São Miguel de Machede
Apartado 39
7005-752 Évora, Portugal

Online:
www.casarelvas.pt
https://www.instagram.com/casarelvas/
https://www.facebook.com/CasaRelvas
https://twitter.com/casarelvas

 

Fonte: Chefsagency

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar