Casa do Arrabidine assinala centenário do fundador com lançamento de gin

494 views

A Casa do Arrabidine, que produz o mítico licor Arrabidine, baseado numa receita dos frades franciscanos com mais de 400 anos, celebra o seu 10.º aniversário com a inauguração de uma exposição que assinala os 100 anos do fundador deste projeto familiar e com o lançamento de um produto inédito no portefólio da marca: o Arrabidine Gin. O evento está agendado para as 18h00 da próxima sexta-feira, 27 de outubro, na Casa do Arrabidine, situada na Quinta do Anjo, concelho de Palmela.

O Arrabidine Gin é uma bebida com o mesmo caráter do Arrabidine, um antigo licor digestivo preparado com botânicos selvagens colhidos na Serra da Arrábida. Vem, assim, dar uma segunda vida às bagas silvestres e plantas da flora da Arrábida que seriam descartadas após o estágio de dez anos em barricas de carvalho que o licor Arrabidine requer.

Primando pela sustentabilidade, quer no fabrico, quer na garrafa de vidro reciclável, esta nova bebida surge de um desejo antigo que ganha vida nesta data comemorativa e chegará ao público já no próximo Natal. A partir da próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, já será possível adquirir garrafas numeradas do primeiro lote do Arrabidine Gin.

Para além da apresentação da novidade, na ocasião será inaugurada a exposição “Emídio Fortuna: 100 Anos de Legado”, que homenageia o fundador e empreendedor Emídio Fortuna, o fundador, em 1956, deste projeto familiar que foi recuperado em 2013 pela neta e filho. Emídio Fortuna foi uma figura incontornável da aldeia de Quinta do Anjo, cujo legado e memórias continuam presentes na comunidade. Esta exposição poderá ser visitada até ao final de 2024.

“O meu avô Emídio Fortuna era conhecido entre os seus pares como um homem à frente do seu tempo. O Arrabidine Gin é uma homenagem ao seu lado inovador e vanguardista, pretendendo ser uma bebida que nos irá levar a novos lugares que ainda não explorámos, mas respeitando o trabalho de décadas a par com a Natureza e a Serra da Arrábida”, sublinha Sofia Lima Fortuna, diretora da Casa do Arrabidine, empresa associada da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) que recuperou o licor de tradição centenária e familiar.

“A ANEBE orgulha-se de integrar no seu universo de associados empresas como a Casa do Arrabidine, que tem sido resiliente e primado pela tradição e qualidade, mas sempre com um espírito inovador, como revela a aposta num novo produto, que honra os valores da empresa”, refere o secretário-geral da ANEBE, João Vargas.

Em 2023 assinalam-se dez anos de regresso ao mercado da Casa do Arrabidine, uma destilaria com adega de estágio e loja, e que produz os licores Arrabidine – O Segredo dos Monges da Arrábida, Conheço-te de Ginjeira e Bicabagaço.

A Casa do Arrabidine está instalada num antigo lagar de azeite centenário, também este edificado por frades, da Ordem de Santiago, e renovado a fim de preservar a sua importância ao longo dos tempos.

Fonte:f5c.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar