O vinho Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2020 acaba de ser reconhecido com o “Grande Prémio Escolha da Imprensa”, na categoria “Brancos”, no concurso “A Escolha da Imprensa”, organizado pela revista Grandes Escolhas.
Este ícone do Dão, 100% encruzado, tem a sua origem na vinha mais emblemática da Casa de Santar, onde nascem vinhos ímpares e multipremiados, em Portugal e além-fronteiras. A título de exemplo, a colheita de 2019 foi eleita o “Melhor vinho do Dão”. Já a colheita de 2017 conquistou a distinção do “Melhor vinho de Portugal, em 2022, no Concurso Vinhos de Portugal, organizado pela ViniPortugal.
Para Nuno Abreu, diretor comercial e de marketing da Global Wines, “Este prémio vem confirmar a consistência de qualidade que a Vinha dos Amores nos tem dado, ao longo dos anos. Assim como a paisagem desta vinha centenária no coração do Dão é atípica e surpreende todos os que nos visitam, também estes vinhos não têm deixado indiferentes críticos e consumidores, o que é para nós uma enorme satisfação e responsabilidade, considerando que a Casa de Santar é uma marca tradicional incontornável da região.”
De cor citrina intensa, com abundantes tons esverdeados, o seu aspeto é cristalino e o aroma surpreende pela sua intensidade e complexidade, onde se sentem nuances de geleia de frutos de polpa branca. O sabor é fresco e complexo, harmonioso, elegante e com longa persistência. Este vinho monocasta Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado é ideal para acompanhar iguarias à base de peixes e carnes, de confeção estruturada, da cozinha Mediterrânica, Chinesa, Indiana e Africana. Deve ser consumido a 10ºC e tem o PVP recomendado de 30 euros.
Esta competição tem a particularidade da Grandes Escolhas convidar críticos, sommeliers, bloggers especializados e jornalistas, que cobrem habitualmente temas ligados a vinhos e gastronomia, a provarem uma amostra significativa de vinhos produzidos em Portugal.
Sobre a Casa de Santar
Fundada no Dão em 1990, a Global Wines é uma empresa produtora de vinhos, 100% portuguesa, reconhecida pelos principais críticos mundiais. Presente em mais de 40 países, nos cinco continentes, tem também vinhas nas regiões da Bairrada e do Alentejo e um portfólio constituído por mais de 150 referências. Adicionalmente, o grupo detém ainda duas empresas no Brasil, uma dedicada à produção e outra à distribuição de vinhos.
As marcas de maior relevo são Cabriz, líder do Dão e a mais vendida em todo o mundo da região; Casa de Santar, incontornável na produção de vinhos em Portugal e onde se encontra a célebre Vinha dos Amores, de onde provêm vinhos e espumantes distinguidos pela crítica como os melhores em Portugal; e Paço dos Cunhas, cuja Vinha do Contador produz um dos vinhos portugueses de maior referência. No interior alentejano, a Herdade do Monte da Cal e na Bairrada, a Quinta do Encontro, produzem vinhos que espelham o solo, clima e castas de cada uma destas regiões.
Integram este grupo vitivinícola cinco espaços de enoturismo, estando disponíveis para visita duas adegas, Casa de Santar e Quinta do Encontro, e três restaurantes, Quinta de Cabriz, em Carregal do Sal, Paço dos Cunhas, em Nelas, e Quinta do Encontro, na Anadia.
Fonte: GlobalWines