Casa de Santar Oito Parcelas recebe “Grande ouro” em concurso de vinhos da ViniPortugal

277 views

O vinho Casa de Santar Oito Parcelas tinto 2012 acaba de receber a distinção “Grande ouro” no concurso Vinhos de Portugal 2024, promovido pela ViniPortugal, com o intuito de elevar e reconhecer o que de melhor se faz no setor, em Portugal.

Nascido de uma combinação única de seis castas, Touriga Nacional (50%), Tinta Roriz (10%), Alfrocheiro (15%), Jaen (10%), Alicante Bouschet e Tinto Cão (7,5%), distribuídas pela seleção das melhores oito parcelas, Casa de Santar Oito Parcelas é complexo, macio, bem estruturado e com notória persistência final. Ideal para acompanhar queijos maturados e iguarias de confeção estruturada, à base de peixes gordos e carnes vermelhas. Trata-se de um vinho distinto e intenso, elegante e com personalidade, que conta com uma cor granada intensa e ligeiros tons acastanhados. No seu aroma revela notas terciárias de grande qualidade, à base de especiarias e frutos secos, perfeito para celebrar momentos especiais.

A Casa de Santar, marca icónica do Dão que conta com mais de 200 anos de história e saber-fazer, tem vindo a ser consecutivamente reconhecida nesta competição nacional com diversos prémios a destacar, designadamente “Melhor espumante” e “Duplo ouro”, em 2023, com o espumante Casa de Santar Vinha dos Amores Touriga Nacional 2016, e “Melhor vinho do ano” e “Grande ouro” com o vinho Casa de Santar Vinha dos Amores Encruzado 2017, no ano de 2022, o que ressalva a qualidade e consistência que a marca oferecido ao mercado ao longo dos tempos.

Como os anos que nunca se repetem, cada garrafa Casa de Santar Oito Parcelas é uma experiência única e exclusiva. Com PVP de 75 euros, este ícone da região e da marca pode ser adquirido em garrafeiras, lojas especializadas ou aqui.

“Foi com enorme satisfação que recebemos este prémio para o nosso Casa de Santar Oito Parcelas 2012, um vinho que espelha, na sua essência, o compromisso e o posicionamento que estamos a traçar para os vinhos premium da Casa de Santar, produtos diferenciados e de elevada qualidade, que refletem um profundo respeito pelo legado, pelo terroir e pela natureza.”, refere o CEO da Global Wines, Manuel Pinheiro.

Ainda a respeito deste reconhecimento, Nuno Abreu, diretor comercial e de marketing, afirma: “Casa de Santar Oito Parcelas 2012 faz jus a uma história única, que o tempo tem sabido preservar e que eleva este vinho e a sua marca a um patamar superior”. E salienta ainda: “Com esta distinção conseguimos afirmar crescentemente Portugal e as marcas nacionais como uma referência de excelência no setor em todo o mundo, enaltecendo a qualidade e abrindo novas e mais portas nos mercados de exportação e da saudade, o que para nós é estratégico”.

Esta 11.ª edição contou com mais de 1.300 referências a concurso, uma tentativa de reconhecimento da qualidade dos nossos vinhos, em Portugal e além-fronteiras, que foram avaliadas por um júri composto por mais de 130 especialistas de diferentes nacionalidades, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas e wine educators.

A cerimónia de entrega de prémios do concurso Vinhos de Portugal 2024 decorreu ontem à noite, no Mosteiro de Alcobaça, onde a Global Wines, que detém a marca, foi premiada também com outras importantes distinções nesta competição nacional promovida pela ViniPortugal, que avalia e premeia, ano após ano, o que de melhor se faz no setor em Portugal.

 

 

Sobre a Casa de Santar

Os vinhos Casa de Santar são uma das marcas mais emblemáticas do Dão e transportam no tempo os valores distintos da sua nobreza, assentes numa secular paixão pela terra, pelos costumes, pela tradição, preservando a autenticidade das castas colhidas naquela que é hoje a maior vinha contínua da região e que estão na origem de vinhos únicos e memoráveis.

É em Santar, numa encosta de solo privilegiado e com uma exposição solar única, que se localizam as melhores uvas de Encruzado e de Touriga Nacional, origem de alguns dos vinhos mais elegantes de Portugal. A Casa de Santar conta com 103 hectares de vinha no Dão e tem na Vinha dos Amores a sua parcela mais reconhecida.

Sobre a Global Wines

Fundada no Dão em 1990, a Global Wines é uma empresa produtora de vinhos, 100% portuguesa, reconhecida pelos principais críticos mundiais. Presente em mais de 40 países nos cinco continentes, tem também vinhas nas regiões da Bairrada e do Alentejo e um portfólio constituído por mais de 150 referências. Adicionalmente, o grupo detém ainda duas empresas no Brasil, uma dedicada à produção e outra à distribuição de vinhos.

As marcas de maior relevo são Cabriz, líder do Dão e a mais vendida em todo o mundo da região; Casa de Santar, incontornável na produção de vinhos em Portugal e onde se encontra a célebre Vinha dos Amores, de onde provêm vinhos e espumantes distinguidos pela crítica como os melhores em Portugal; e Paço dos Cunhas, cuja Vinha do Contador produz um dos vinhos portugueses de maior referência. No interior alentejano, a Herdade do Monte da Cal e na Bairrada, a Quinta do Encontro, produzem vinhos que espelham o solo, clima e castas de cada uma destas regiões.

Integram este grupo vitivinícola cinco espaços de enoturismo, estando disponíveis para visita duas adegas, Casa de Santar e Quinta do Encontro, e três restaurantes, Quinta de Cabriz, em Carregal do Sal, Paço dos Cunhas, em Nelas, e Quinta do Encontro, na Anadia.

 

Fonte: Casa de Santar Vinhos

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar