Câmara Municipal de Lisboa apresenta exposição de fotografia estereoscópica

1695 views

A Câmara Municipal de Lisboa – Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, apresenta a partir de dia 18 de abril, a exposição de fotografia estereoscópica, Jorge Marçal da Silva – A DIMENSÃO IMERSIVA, concebida a partir da coleção do médico e fotógrafo amador Jorge Marçal da Silva (1878-1929).

Uma exposição singular que convida a uma experiência imersiva em torno da “história fotográfica” de Jorge Marçal da Silva e uma oportunidade para descobrir uma prática fotográfica fascinante e pouco divulgada.

 

A exposição privilegia a apresentação de originais em suporte de gelatina e prata, em vidro, bem como o visionamento dos mesmos através de visores históricos que permitem ao visitante vivenciar a dimensão sensorial das imagens criadas pelo fotógrafo. Inclui ainda uma seleção de provas de época, de equipamentos e de objetos pessoais relacionados com a produção fotográfica.

 

créditos: [Maria Luiza, António, Octávio e Belinho, em Póvoa de Varzim] – JMS002098

 

Nas imagens de Jorge Marçal da Silva, captadas no período compreendido entre 1906 e 1927, encontram-se refletidos o olhar, o gosto e os seus interesses pessoais, bem como as “tendências fotográficas” da época, a família, os amigos, os passeios e as viagens, o património e a cultura imaterial.

 

Chegaram ao Arquivo Municipal de Lisboa mais de quatro mil imagens em diferentes suportes, negativos e diapositivos em gelatina e prata em vidro, maioritariamente no formato estereoscópico Verascope, negativos em acetato de celulose e provas fotográficas em papel, impressas por Marçal da Silva.

 

Dos diapositivos em vidro, salientam-se os exemplares de rede a cor – Autochromes. A coleção inclui cadernos de registo e de apontamentos manuscritos, um conjunto diversificado de caixas comerciais, armários e caixas de acondicionamento e arquivamento de vidros e papel fotográfico. Destacam-se, ainda, um Le Taxiphote para visionamento de vidros estereoscópicos e um Ruby Enlarger para ampliação e projeção de imagens.

 

A inauguração da exposição terá lugar às 18:00 de dia 17 de abril, a que se seguirá uma visita guiada pelos curadores, Sofia Castro e Vítor Gens. A mostra, patente ao público até 31 de agosto de 2023, na rua da Palma, 246, tem agendado um conjunto de visitas guiadas, com entrada livre, mas sujeitas a marcação prévia.

Dada a riqueza e diversidade de temas captados será mostrada uma série de imagens, editadas em anáglifo, que podem ser vistas impressas e em projeção, assim como uma centena de imagens selecionadas para visionamento com óculos 3D, cuja apresentação se divide em dois momentos, as primeiras cinquenta imagens podem ser vistas até 8 de junho e as restantes, serão apresentadas, até ao final da exposição.

 

 

 

Exposição de fotografia estereoscópica “Jorge Marçal da Silva – A Dimensão Imersiva”

Datas: 18 de abril a 31 de agosto | Inauguração: 17 de abril, 18h00

Horário: segunda-feira a sábado, das 10h00 às 18h00 (encerra domingos e feriados)

Entrada livre

 

Visitas guiadas pelos curadores, às 10h00 e às 15h00:

6 de maio | 3 de junho |  8 de julho | 5 de agosto

Sujeitas a marcação prévia através do email: arquivomunicipal.se@cm-lisboa.pt

 

Créditos imagem destaque: [António, Jorge Marçal da Silva, Maria Luiza e Jorge junto a automóvel] – JMS002013

Fonte: gabinete de comunicação do Arquivo Municipal de Lisboa

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar