E SE OS LIVROS FOSSEM CONSIDERADOS PERIGOSOS E ESTIVESSEM PROIBIDOS?
Catarina Rôlo Salgueiro e Isabel Costa, do colectivo Os Possessos, juntam-se pela primeira vez para a criação do espectáculo Burn Burn Burn. As autoras inspiram-se no romance Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, um romance distópico onde os livros são proibidos. Partindo da ameaça que vemos cada vez mais presente sobre a censura e reescrita de livros, e da sociedade cada vez mais inflamada e polarizada em que vivemos, Burn Burn Burn fala-nos do mundo de hoje.
Em palco, um grupo de estranhos reúne-se para participar num clube de leitura. Como em tantos outros momentos da história da Humanidade, os livros são considerados perigosos e estão proibidos. A resistência, de que este grupo faz parte, mune-se de uma arma invisível: aprender livros de cor. Usam como ferramenta a memória e a capacidade de saber de cor perante a ameaça do desaparecimento dos livros e da literatura.
UM ESPECTÁCULO SOBRE O NOSSO TEMPO
Burn Burn Burn fala-nos sobre o apagamento da História e a aniquilação do pensamento crítico. Mostra como o silêncio, a indiferença e a distracção podem ser tão perigosos como a censura. Num mundo cada vez mais polarizado, o espectáculo convida o público a pensar: de que forma a literatura pode lutar contra as narrativas extremistas que assolam o mundo em que vivemos?
DUAS CRIADORAS, UMA COMPANHIA EM MOVIMENTO
Catarina Rôlo Salgueiro e Isabel Costa integram a companhia de teatro Os Possessos, uma companhia que desde 2014 se tem afirmado como uma das estruturas mais relevantes da nova geração do teatro português. Catarina Rôlo Salgueiro apresentou Ainda Marianas no Teatro Nacional D. Maria II, a partir de Novas Cartas Portuguesas, e Isabel Costa, por sua vez, criou Manifestos Para Depois do Fim do Mundo, apresentado na Culturgest, um trabalho que impulsionou a internacionalização do seu percurso artístico e lhe valeu a nomeação para o Festivals Fund for Emerging Artists (EU).
Burn Burn Burn é produzido pel’ Os Possessos, um colectivo composto por cinco artistas: Catarina Rôlo Salgueiro, Isabel Costa, João Pedro Mamede, Leonardo Garibaldi e Leonor Buescu.
Os Possessos desenvolvem espectáculos a partir de criações autorais, dramaturgias contemporâneas e processos colaborativos, apostando numa relação activa com o público e numa abordagem crítica à realidade. Ao longo da última década, têm construído um percurso singular no teatro português, desenvolvendo espectáculos a partir de dramaturgias originais, criações colectivas e adaptações literárias.
É com Burn Burn Burn que Os Possessos regressam à Culturgest. O elenco é composto pelas autoras da peça e por Beatriz Brás, João Pedro Mamede, João Pedro Vaz, Leonardo Garibaldi, Leonor Buescu e Tomás Alves.
fotos © Filipe Ferreira
Fonte:thisisgroundcontrol.pt




