BTL regressa à FIL de 28 de Fevereiro a 3 de março de 2024 com novas apostas no sector do turismo em Portugal

231 views

A Bolsa de Turismo de Lisboa, o evento mais aguardado na área do turismo em Portugal está de volta à Feira Internacional de Lisboa de 28 de Fevereiro a 3 de Março de 2024. O anúncio foi feito durante a Entrega de Prémios e a Apresentação da BTL 2024, um evento que reuniu novamente os profissionais, stakeholders e opinion makers de um dos sectores com maior crescimento na economia portuguesa: o Turismo.

As boas-vindas foram dadas por Jorge Rocha de Matos, Presidente da Fundação AIP, entidade organizadora da BTL, que sublinhou a importância da BTL desenvolvimento da atividade turística. “É um orgulho estarmos a cumprir a nossa missão e fazermos parte desta cadeia de valor que entrega resultados económicos tão importantes a Portugal”. Em nota dirigida aos profissionais do sector do turismo, o Comendador Jorge Rocha de Matos afirmou que “a BTL 2024 continuará a ser o reflexo do vosso trabalho e a plataforma que permite alavancar os vossos negócios e o crescimento sustentado do sector do turismo.”

Pedro Braga, Diretor-geral Adjunto da FIL, descreve a BTL enquanto “a maior e melhor montra da diversidade e qualidade da oferta turística” e adianta que “na BTL 2024 a aposta e o modelo são para manter, introduzindo oportunidades de melhoria e novos conteúdos.” Reforçar a representatividade dos diferentes sectores da oferta nacional continua a ser um dos objetivos da BTL que este ano aposta num novo segmento – o turismo religioso, resultante da parceria com a Câmara Municipal de Ourém e com a Aciso, e que tem como objectivo “potenciar a oferta religiosa no âmbito da espiritualidade com abrangência nacional e ambição de projeção internacional.”, sublinha Pedro Braga. O sucesso do programa de Hosted Buyers foi também um dos destaques do evento.

Realizado em parceria com o Turismo de Portugal e com a TAP. Este programa que promove a realização de negócios B2B, contou com a participação de 120 Hosted Buyers de 25 mercados emissores e mais de 2000 reuniões agendadas com 235 empresas. Este programa reforçou mais uma vez a qualidade e a representatividade dos diversos segmentos do sector do turismo e abriu portas à qualificação dos buyers para a compra do destino Portugal. No que diz respeito à formação, a missão passa pela introdução de novas dinâmicas da Bolsa de Empregabilidade da BTL. Trata-se de um modelo mais funcional que aumente o leque de soluções na área da formação e na identificação de RH para as empresas do sector, contribuindo para minimizar a grave carência de recursos qualificados.

Também Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços destacou a relevância da BTL na afirmação e na promoção do turismo nacional: “A BTL não é apenas uma feira de turismo, a BTL é um ponto de promoção que promove a oferta turística, as empresas e é também um espaço que gera negócio. Se o turismo tem crescido nos últimos anos, também se deve à BTL esse contributo” Entre as novidades da BTL foi anunciado, também, o Município Convidado e a Região de Turismo Convidada.

Em 2024, o município Convidado é Coimbra. José Manuel Carvalho e Silva, Presidente da Camara Municipal de Coimbra, destacou a importância deste título para a cidade que trará à BTL o melhor da sua tradição, património, história e cultura. “Temos muito para dar ao turismo, mas temos muito para beneficiar dele”, sublinhou. O Destino Nacional Convidado será a Região Autónoma dos Açores. “Vai ser excelente poder trabalhar com a equipa da BTL, uma montra essencial para comunicarmos toda nova estratégia do Turismo dos Açores”, afirmou Rosa Costa, Presidente da Associação VISITAZORES.

 

Fotografia: BTL

Fonte: ccl.fil.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar