BTL regressa à FIL de 1 a 5 de março de 2023

629 views

A BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, o evento que suporta um dos setores com mais ascensão na nossa economia, o Turismo, está de volta à FIL de 1 a 5 de março.

O anúncio foi feito durante a Entrega de Prémios e a Apresentação da BTL 2023, um evento que de acordo com Jorge Rocha de Matos, Presidente da Fundação AIP, entidade organizadora da BTL, representa “o desafio de colocar Portugal na linha da frente do desenvolvimento da atividade turística”.

Para Pedro Braga, Diretor-geral Adjunto da FIL, “o sector do turismo já deu provas de saber encontrar soluções onde muitas vezes parece não as haver, já demonstrou a tenacidade com que enfrenta os desafios, já provou que contra ventos e marés é capaz de chegar a bom porto”.

A BTL, assume-se, assim, como o Marketplace de excelência que junta a procura e a oferta e se constitui como a maior e melhor montra da diversidade e qualidade da oferta turística nacional com o objetivo de “se afirmar nos próximos 9 anos como uma das mais importantes feiras de turismo a nível internacional”, conclui. Neste sentido foram destacados os excelentes resultados obtidos no programa Hosted Buyers, realizado em parceira com o Turismo de Portugal e com a TAP, dando como exemplo os 90% de buyers que avaliaram positivamente a qualidade e quantidade dos expositores presentes no programa. “100% dos Buyers querem participar novamente no programa de 2023”, referiu Pedro Braga.

Reforçar a representatividade dos diferentes sectores da oferta nacional é também um dos objetivos da BTL que este ano aposta na Oferta Turística LGBTI e no sector do Meeting & Incentives. No que toca à formação, a missão é reforçar a dinâmica da Bolsa de Empregabilidade e a componente da oferta formativa no sector do turismo. A inovação estará representada na BTL LAB, uma área de tendências e inovações tecnológicas que promovem a transição digital no negócio do setor do turismo.

O último vector diz respeito ao reforço da oferta ao cliente final, uma vez que a edição de 2023 pretende reforçar as campanhas de comunicação dirigidas aos visitantes, com o objetivo de tornar a BTL no maior evento de venda direta de oferta turística ao consumidor final. Também Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços destacou a importância da BTL na afirmação do sector do turismo referindo que é “uma inspiração para outros sectores de actividade”.

Num tom optimista revelou que o turismo cresceu 11,8% face a 2019, segundo um estudo do INE- Instituto Nacional de Estatística. A criatividade e a sustentabilidade são também dois vectores importantes “para que Portugal possa ser reconhecido como o melhor destino turístico e sustentável do mundo”.

Este evento serviu ainda para anunciar o Município Convidado e a “Região de Turismo Convidada”. O Município Convidado da BTL 2023 é Aveiro. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, que destacou a oportunidade desta parceria, numa altura em que esta cidade caminha em direcção ao título de Cidade Europeia da Cultura 2027. O autarca prometeu contribuir para o sucesso da próxima edição da BTL – “agora fica apenas o nosso gosto, o nosso compromisso e o nosso empenho em fazermos bem esse episódio extraordinário que vai ser a BTL 2023. ” O Destino Nacional Convidado será a Região Centro.

Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, afirmou que a parceira com a BTL pretende “reafirmar uma componente diferenciadora que as regiões acrescentam à marca Portugal. Aquilo que queremos expressar em 2023 é continuarmos a surpreender pela positiva naquilo que é a diferenciação dos destinos nacionais. A sua soma é sempre mais do que aquilo que é cada uma delas, individualmente”.

Fonte: BTL

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar