Brilha Rio – Projeto Letreiro Galeria

1887 views

O parque de estacionamento do Prata Riverside Village, em Marvila vai estar iluminado por letreiros comerciais do século XX, com a exposição Brilha Rio, composta por cerca de 70 peças da coleção do Projeto Letreiro Galeria.

Inspirado no nome de um dos letreiros deste projeto, a exposição Brilha Rio é uma parte da história da cidade, contada através de nomes comerciais que, durante décadas, decoraram as fachadas urbanas e acompanharam a vida de muitos transeuntes. São tabuletas de vidro ou de plástico, néons, portas corta-vento, caixas de luz e letras em metal, que foram retirados das fachadas após o encerramento do estabelecimento ou quando tomam a decisão de substituir o letreiro antigo por impressões digitais, ou letras com sistema de LED. A grande maioria destes objetos teriam sido destruídos, se não tivessem sido resgatados por este projeto.

O percurso desta mostra foi organizado por áreas comerciais: cabeleireiros, sapatarias, vestuário, restauração, automóveis, oculistas e hotelaria, das zonas de Lisboa, Porto, Almada, Carcavelos, Moscavide, Silves e Vila Franca de Xira.

Estão expostos nomes ou sobrenomes, como Eleonora, Joaquim, Telma, Nogueira, Costa, Pereira, Sequeira, ou junção de nomes como Vamar ou Jelu. Juntos no mesmo espaço, estão letreiros icónicos como o da “Casa Frazão”, na Rua Augusta, Sapataria “Cerimónia”, na Rua Alexandre Herculano, a “Pastelaria Suíça”, na Praça do Rossio, vestígios da casa Pereira, na Rua Garrett, o Hotel “Ritz” na Rua Rodrigo da Fonseca, o “Alfaiate Joaquim Barbosa” na Av. Infante Santo, entre muitos outros letreiros, que fazem parte de uma memória coletiva – visual e emocional.

Sexta a domingo, das 15h às 20h

Foto:Ritz, Letreiro GaleriaCréditos Maria Correa

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar