Bordallo Pinheiro – Quando o humor ganhou forma

873 views

São quase 10h de uma manhã quente de final de Maio quando chegamos ao Largo de Camões, coração do Chiado, um dos bairros históricos mais turísticos de Lisboa. No chão de calçada portuguesa, alguns pombos vagueiam indiferentes ao corre-corre dos transeuntes e ao olhar deslumbrado dos turistas. Das Ruas das Flores e do Alecrim vão chegando catadupas de estrangeiros, que aos poucos inundam a praça, máquina fotográfica em riste, ansiosos por registar para a eternidade um pouco da história da cidade. As escadarias da Igreja do Loreto são literalmente tomadas de assalto por um grupo de japoneses que procuram o melhor lugar para fotografar a praça, enquanto as esplanadas da Brasileira e da Benard, se vão enchendo de gente.

O nosso destino é um dos edifícios emblemáticos do Largo do Chiado, a loja da Vista Alegre, reinaugurada no final de 2012 e classificada como Bem Imóvel de Interesse Municipal. A fachada, toda em pedra mármore ornamental, foi mantida inalterada durante o processo de recuperação, bem como o pavimento em mosaico romano. Na montra do lado direito, costas voltadas à Igreja da Encarnação, estão expostas algumas peças da mítica Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, motivo principal da nossa visita. São peças de uma nova coleção, “Os Figurões”, resultantes de uma parceria da fábrica com o cartoonista do Jornal Expresso, António, também ele um herdeiro da genialidade satírica de Raphael Bordallo Pinheiro.

Entramos na loja para uma conversa com Nuno Barra, Diretor de Marketing e de Design Externo do Grupo Vista Alegre, o rosto por detrás da renovação da marca, que nos recebe no piso superior com um ar tranquilo de gestor bem sucedido.

Iniciamos a entrevista, enquanto somos guiados numa brevíssima visita à loja.

Ler na íntegra aqui

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar