Biblioteca Municipal do Seixal dinamiza Clube de Leitura «Livros, Pensamento e Cidadania»

1005 views

Iniciativa mensal irá decorrer de janeiro a junho de 2024

Biblioteca Municipal do Seixal dinamiza Clube de Leitura Livros, Pensamento e Cidadania

A Biblioteca Municipal do Seixal propõe-se dinamizar, no primeiro semestre de 2024, uma nova atividade: o Clube de Leitura Livros, Pensamento e Cidadania. Este novo clube terá uma periodicidade mensal (um sábado por mês, sempre com início às 15 horas) e dirige-se a crianças dos 7 aos 11 anos, pretendendo ser um espaço dedicado à exploração de temas pertinentes relacionados com a cidadania e os direitos humanos, além de promover a literatura infantil enquanto veículo de debate e valorização dos direitos humanos e da democracia, assim como de promoção de uma cidadania ativa na infância.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que «esta é mais uma boa ideia para levar à prática e, desta forma, conseguirmos que os jovens comecem a refletir sobre questões intemporais que os acompanharão ao longo de toda a vida».

As metodologias a utilizar serão leituras performativas e reflexões em grupo, momentos de leitura em voz alta e partilha de ideias, com recurso a outros livros e a meios visuais, tais como: desenho, mapas mentais e imagens complementares (notícias de jornais e projeções de parede, por exemplo). A dinamização das sessões será feita por Ana Sofia Nunes, representante da Cultura.Educa – Pedagogia, Mediação Cultural e Criação Artística.

«Qual a influência dos outros no nosso comportamento?» será o ponto de partida para a primeira sessão, que decorrerá no próximo dia 20 de janeiro, tendo como livro de apoio «O Sr. Tigre Torna-se Selvagem», de Peter Brown. As restantes sessões estão agendadas para as seguintes datas: 17 de fevereiro, com o tema «O que fazes quando te sentes sozinho(a)?», a partir do livro «Baltazar, o Grande», de Kirsten Sims; 16 de março, com o tema «Experimenta os meus sapatos», a partir do livro «Este Chapéu Não É Meu», de Jon Klassen; 20 de abril, com o tema «Se quiseres dar a tua opinião, põe o dedo no ar», a partir do livro «Como Pode Ser a Democracia», de Equipo Plantel; 18 de maio, com o tema «O que nos distingue uns dos outros?», a partir do livro «Tu e Eu e Todos», de Marcos Farina; 15 de junho, com o tema «Isto é assim porque eu disse!», a partir do livro «Leva-me ao Teu Líder», de Afonso Cruz e Mariana Rio.

A participação é gratuita, mas limitada a 10 participantes. Para mais informações e inscrições, estão disponíveis o contacto telefónico 210 976 100 ou o email biblioteca.se@cm-seixal.pt.

Fonte: cm-seixal.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar