João José Alves Dias apresentará, no próximo dia 31 de outubro, na Torre de Menagem do Castelo de Belmonte, no Interior de Portugal, o fac-símile da Carta de Pero Vaz de Caminha, que narra a viagem da armada de Pedro Álvares Cabral desde Portugal até à terra nova (Brasil).
O evento, com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, tem o apoio da Editora Caleidoscópio, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e da Câmara Municipal de Belmonte, terra onde se situa o panteão da família de Pedro Álvares Cabral.
Distinguida pela UNESCO, em 2005, como “Memória do Mundo” e reconhecida como o documento fundador da história luso-brasileira, a Carta será apresentada pela primeira vez de uma forma muito próxima da que foi enviada a D. Manuel, precisamente no ano em que se celebram os 525 anos da descoberta do Brasil.
“Mais do que uma publicação, esta edição representa um tributo às origens da lusofonia, à partilha histórica e cultural entre Portugal e o Brasil, e à importância da preservação da memória documental enquanto fundamento da nossa identidade coletiva”, afirmou João José Alves Dias.
O também docente da Universidade Nova de Lisboa e investigador de referência sobre a Idade Moderna e os Descobrimentos é o autor de uma tiragem limitada a mil exemplares numerados e certificados individualmente.
Pela primeira vez, a Carta é apresentada em folhas soltas, reproduzindo o formato original do documento quinhentista e incluindo uma nova transcrição integral, com atualizações e leituras inéditas em relação às versões anteriores.
Por: Ígor Lopes
Foto: divulgação



