ATLÂNTIDA FILM FESTIVAL A PARTIR DE 1 DE FEVEREIRO NA FILMIN: PRIMEIROS DESTAQUES

483 views

Criado pela Filmin Espanha, o Atlântida Film Festival afirma-se como um dos eventos culturais mais importantes do sul da Europa com a mostra de filmes independentes que marcaram os principais festivais europeus.

Em Portugal, o festival decorre online na plataforma de 1 de Fevereiro a 1 de Março. 

O festival internacional pretende dar a conhecer ao público uma seleção de filmes europeus que não têm estreia nas salas portuguesas. 

Os filmes são produções de Espanha, Itália, Irlanda, Ucrânia, Reino Unido, Polónia, Arménia e Suíça.

Destaque para Creatura, de Elena Martín Gimeno, filme vencedor do Prémio Europa Cinemas para Melhor Filme na Quinzena dos Realizadores de Cannes, onde estreou. Uma obra audaciosa sobre os tabus do sexo desde a infância até à maturidade. A realizadora descreve a sua primeira longa como um filme “sobre o desejo e sobre as dificuldades culturais que nos impedem de ter uma sexualidade saudável”.

Thunder, de Carmen Jaquier, nomeado pela Suíça para os Óscares de 2024, o filme retrata uma revolução sexual. Numa pequena cidade do início do século XX, os jovens entregam-se ao prazer num despertar sexual que nunca esquecerão. Uma fábula evocativa sobre a liberdade sexual que se ergue como um apelo contra a repressão do desejo num contexto sufocado pela moral religiosa. 

O documentário De Onde, Para Onde (In the Rearview), de Maciek Hamela conta a história de uma carrinha que, durante os piores dias da recente guerra na Ucrânia, se dedicou a salvar pessoas das hostilidades de um conflito atroz.

O filme Regresso à Razão (Return to Reason), celebra o centenário da obra cinematográfica de Man Ray. Revela o diálogo inédito entre dois artistas multidisciplinares, e compõe um objeto não identificado, uma música visual que toca com a sua modernidade e poesia. Quatro curtas-metragens oníricas, conhecidas como os primeiros filmes surrealistas, agora com uma banda sonora de Jim Jarmusch e Carter Logan (SQÜRL).

Aurora’s Sunrise, de Inna Sahakyan pela Arménia para os Óscares. Uma obra de animação inspirada na Art Noveau que dá vida à incrível história verídica de Aurora Mardiganian. Conhecida como a Joana d’Arc da Arménia, foi uma mulher que, depois de ter sobrevivido milagrosamente ao massacre do genocídio arménio e de ter vivido as situações mais inimagináveis, acabou por conviver com o star system de Hollywood, ao mesmo tempo que denunciava o inferno no seu país. 

Vencedor do Méliès de Ouro para o Melhor Filme Fantástico Europeu do ano, Lola, de Andrew Legge apresenta-se com uma premissa irresistível: o que aconteceria se, em 1941, irmãs irlandesas criassem uma máquina que interceptasse transmissões do futuro? Ouviriam música à frente do seu tempo, sim, mas talvez estivesse também nas suas mãos mudar o destino da Segunda Guerra Mundial. Um filme de culto instantâneo que marcou o cinema de género. 

O drama Vera, de Tizza Covi, Rainer Frimmel sobre Vera Gemma, uma atriz italiana cuja vida amorosa é um desastre e que está condenada a viver à sombra do pai, uma lenda do Spaghetti Western com Vera Gemma, Daniel De Palma e Asia Argento.

Deixa de dizer Mentiras (Lie with me), de Olivier Peyon, a adaptação do popular livro de Philippe Besson. Um drama de verão em que um escritor regressa à aldeia onde cresceu. Esta viagem fá-lo-á reavivar as memórias do seu despertar sexual e do seu primeiro amor, o jovem Thomas.  

O original Filmin, Terenci: A fabulação infinita, um documentário de Marta Lallana, sobre uma das figuras mais relevantes e populares da literatura e da televisão em Espanha na segunda metade do século XX, Terenci Moix. Uma viagem pela sua vida pessoal e obra literária através dos seus amigos (Boris Izaguirre, Colita, Núria Espert, entre outros), da sua família e dos seus ex-companheiros (Enric Majó e Pablo Parellada).  

Toda a programação será apresentada em breve e a partir de dia 1 de fevereiro a programação completa ficará disponível na Filmin para todos os subscritores

Fonte: Filmin

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar