ASPEA promove uma ronda de audiências com os Grupos Parlamentares para reforçar o papel dos jovens nas políticas públicas de Educação Ambiental

ASPEA promove uma ronda de audiências com os Grupos Parlamentares para reforçar o papel dos jovens nas políticas públicas de Educação Ambiental

652 views

Esta segunda-feira, dia 2 de dezembro, a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) inicia uma ronda de reuniões com os Grupos Parlamentares da Assembleia da República, integrando na comitiva crianças e jovens da rede Vamos Cuidar do Planeta. Pelas 11h00 está marcada a reunião com o Grupo Parlamentar do CDS-PP e pelas 14h00 com o Grupo Parlamentar do Partido LIVRE.

No âmbito da rede “Vamos Cuidar do Planeta!”, coordenado em Portugal pela ASPEA, uma delegação de 12 crianças e jovens, em representação de mais de 8 000 alunos, acompanhados pelo Presidente da ASPEA, técnicos e professores do projeto, reúnem-se com deputados de dois grupos parlamentares para debaterem com os decisores políticos os problemas e ameaças ambientais que os inquietam – trazendo compromissos, propostas para que possam ser acarinhadas e integrar iniciativas parlamentares.

Serão levadas às reuniões com os Grupos Parlamentares problemas e ameaças ambientais identificadas pelas crianças e jovens, questões sobre iniciativas políticas dos Deputados e Governo, assim como propostas e desafios políticos para iniciativas parlamentares, em relação aos seguintes temas: Emergência Climática – fenómenos extremos; Água – Fast Fashion e consumo excessivo de água; Resíduos – beatas e embalagens descartáveis ou de uso único; Biodiversidade e Educação Ambiental nas escolas.

Os temas e questões colocadas resultam dos trabalhos desenvolvidos e das conferências escolares que se realizaram durante o ano de 2024, pretendendo-se, desta forma, promover a consciência cívica e fortalecer a cultura democrática das crianças e jovens em idade escolar.

Esta rede “Vamos Cuidar do Planeta!” procura promover a aproximação dos jovens aos órgãos do poder local, regional e nacional e às instituições democráticas no sentido de serem parte integrante nos processos de decisão política.

O Presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, enfatiza “a necessidade de deixarmos os discursos de retórica, reconhecendo a importância de dar voz às crianças e jovens e deixá-los fazer parte das soluções, pelo que devem ser envolvidas e reconhecidas como aliados fundamentais na elaboração de políticas comprometidas com o envolvimento cívico, a cidadania ativa e a educação para a cidadania democrática, na qual se inclui a cidadania ambiental”.

É de salientar que o trabalho com crianças e jovens, mesmo que não seja em idade de votar, pode contribuir para darmos um passo muito importante, enquanto decisores políticos, na medida em que ao valorizar todo o seu potencial crítico e de criatividade possibilitamos que possam vir a desempenhar um papel construtivo no planeamento de uma sociedade ambientalmente mais responsável e socialmente justa, em tempos de várias crises que atravessamos.

Os jovens precisam de ter os canais de aproximação aos decisores políticos de forma a contribuírem para os processos de decisão e assim poderem apropriar-se das iniciativas parlamentares e políticas locais e nacionais envolvendo-se no presente e dando continuidade no futuro próximo, já em lugares de responsabilidade, seja na sociedade civil, nas empresas ou nos órgãos políticos.

Estas crianças e jovens da rede “Vamos Cuidar do Planeta!” apresentam-se nestas audiências com os Grupos Parlamentares, demonstrando que nas escolas, ou nos coletivos dinamizados a partir da sociedade civil, as crianças e os jovens podem identificar problemas e definir propostas na resolução das ameaças ambientais, que poderão ir desde a dimensão escolar, local até à nacional ou global. Após estudarem o tema selecionado, é desejado que os próprios alunos, através de diálogos com decisores políticos, técnicos e especialistas, possam elaborar propostas de possíveis soluções para os problemas anteriormente encontrados.

Reforça Joaquim Ramos Pinto que acreditarmos na participação como processo educativo e perante as problemáticas ambientais é mais importante o processo do que os fins. Neste percurso são importantes novas formas de relacionamento entre políticos e sociedade civil como forma de respondermos eficazmente à crise ambiental e, em particular, a crise climática que enfrentamos.

“Após as reuniões com o Grupos Parlamentares estaremos atentos às consequências, em particular às iniciativas parlamentares que possam surgir das propostas e desafios que as crianças e jovens apresentaram”, conclui.

 

Sobre o projeto Vamos Cuidar do Planeta

O projeto VCP é uma iniciativa que pretende fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica das/os jovens, em idade escolar, com o envolvimento da comunidade educativa: professoras/es, direção escolar, gestoras/es ambientais, especialistas, técnicas/os, entidades sociais e decisoras/es políticos.

A partir da sua metodologia, o projeto cria oportunidades e dinâmicas para uma mudança social formando cidadãos ambientalmente mais responsáveis, preocupados com a justiça social e ativos nas soluções que querem ver implementadas à escala local.

Sobre a ASPEA

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) é uma organização não-governamental de ambiente (ONGA), fundada em 1990, que conta já com 30 anos de experiência na sensibilização ambiental, formação e capacitação, consultoria e desenvolvimento de projetos e programas de Educação Ambiental em diversas temáticas do ambiente e sustentabilidade, para um vasto leque de atores e públicos, nas formas de ação educativa formal, não-formal e informal.

A ASPEA tem a sua sede em Lisboa e núcleos em Aveiro, Braga, Bragança e Açores. A associação coordena e participa em projetos nacionais financiados pelo Fundo Ambiental e  autarquias, e outros internacionais no âmbito de programas financiados pelo ERASMUS+ e Europa Criativa.

Coordena ações de formação acreditadas para professores e para a população em geral, organiza Conferências Nacionais (Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, Jornadas de Art’Ambiente, etc.) e internacionais como o Congresso Lusófono de Educação Ambiental, e é membro afiliado das seguintes redes internacionais: Rede Lusófona de Educação Ambiental, Ponto Focal Carta da Terra, Fundação Caretakers of the Environment e Rede Let’s take care of the Planet.

Coordena o grupo da Agência Jovem de Notícias em Portugal e, desde 2017, realiza um programa de voluntariado ambiental mensal para o público em geral e também ações de RSC para empresas.

A ASPEA representa a CPADA no acompanhamento da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, bem como faz parte do grupo de Observadores Consultivos da CPLP.

 

Fonte: aspea.org

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar