ASAS DE PAPEL voam até um emblemático teatro de Sevilha pelo 2º ano consecutivo.

1081 views

JAT – JANELA ABERTA TEATRO leva à cena a sua criação ASAS DE PAPEL ao palco do Teatro Salvador Távora em Sevilha este fim-de-semana.

Asas de Papel, obra original do Colectivo JAT, estreada em 2020 no icónico teatro Lethes, espaço histórico pertencente à Rede de Teatros e Cinetreatros Portugueses, voa até Sevilha depois de se ter estreado internacionalmente em Dezembro de 2022 no mesmo palco Andaluz onde este sábado e domingo volta a aterrar, pelo 2o ano consecutivo.

Este magistral e aclamado espectáculo, criado e encenado pela dupla ibérica, Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, directores artísticos da companhia, será apresentado este fim-de-semana, pela 15a e 16a vez, em duas actuações no emblemático Teatro Salvador Távora em Sevilha. Os responsáveis de programação deste espaço cultural, apostaram na reposição deste espectáculo após a dupla apresentação da peça há 1 ano, que teve uma magnifica apreciação critica por parte do público. Segundo descreve Luis Alberto Sosa Berlanga, jornalista e critico de arte, na revista da área Atchung: «Asas de Papel es de las cosas más bonitas y compactas que he visto en esta temporada 2022-2023. Lo que me hace agradecer, enormemente, a los responsables del Teatro Távora por programar a esta joya que merece que sea representada por teatros de todo el mundo.»

Esta é uma criação de teatro físico e mimo contemporâneo, sem texto, levada a palco por um elenco de 6 actores, entre os quais uma criança e um actor surdo, que narram através da poética dos corpos e do gesto, numa simbiose coreográfica, uma história fictícia que é a realidade de muitas relações humanas e familiares.

Estas duas actuações sucedem-se a três já realizadas nos passados dias 1, 2 e 3 de Dezembro em 3 centros culturais de Madrid, e fecham a digressão internacional do JAT em 2023, que levou 3 espectáculos originais da companhia e 3 elencos a representar em 3 continentes, 3 países, 5 cidades, 7 palcos num total de 8 actuações entre Outubro e Dezembro.

 

Asas de Papel encerra um trimestre dourado num palco de Sevilha, e inaugurará o ano de 2024, no dia 10 de Janeiro, no Auditório Dulval Pestana no Centro Cultural de Lagos.

Depois desta relevante consagração internacional, onde o JAT marcou presença em importantes eventos e palcos dedicados ao teatro; com a peça BullDog em cena no Gran Teatro de Cáceres, em Espanha, no âmbito da MAE Agecex – Muestra Ibérica de Artes Escénicas en Extremadura, e no Kecil Teater no contexto do Festival Teater Jakarta, na Indonésia, em 2024 a companhia continuará a dar a conhecer a mestria e a poética do teatro físico português além fronteiras, já com várias datas marcadas em distintos países e continentes.

Esta digressão conta com o apoio do Município de Faro, da República Portuguesa – Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes e da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Fonte: colectivojat

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar