As antestreias e os filmes inéditos da Festa do Cinema Francês

697 views

As mais recentes obras de realizadores como Louis Garrel, Arnaud Desplechin, Mia Hansen-Løve e Céline Devaux numa iniciativa, que se realiza de 26 de outubro a 20 de novembro em 10 cidades portuguesas

  • Festa apresenta 13 filmes em antestreia, ou seja, filmes que vão brevemente estrear nas salas de cinema portuguesas;
  • Na secção inéditos, filmes que ainda não têm distribuição comercial nas salas de cinema em Portugal, são exibidas 11 longas-metragens;
  • Toda a Gente Gosta de Jeanne, de Céline Devaux, é o filme de abertura da Festa, com a presença da realizadora;
  • Arnaud Desplechin, Antoine Barraud, Hakim Zouhani e Carine May são outros dos realizadores presentes em Lisboa, com filmes nestas secções.

Festa do Cinema Francês realiza a sua 23ª edição de 26 de outubro a 20 de novembro, em 10 cidades portuguesas (Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal). 

Ao todo a Festa programa mais de 80 filmes, de diferentes géneros e estilos cinematográficos, sendo que alguns dos mais aguardados são as antestreias, uma secção composta por filmes que vão estrear muito brevemente nas salas portuguesas e que aqui podem ser vistos em primeira mão.

Em antestreia a Festa vai exibir 13 filmes, como Toda a Gente Gosta de Jeanne, de Céline Devaux, o filme de abertura da 23ª edição da Festa, no dia 26 de outubro, no Cinema São Jorge, e que contará com a presença da realizadora e parte do elenco. Este filme conta com a participação dos portugueses Nuno Lopes e Pedro Lacerda e a ação desenrola-se em Lisboa. O conceituado realizador Arnaud Desplechin vai marcar presença em Lisboa para apresentar Irmão e Irmã, filme que estreou na Competição Oficial do Festival de Cannes 2022 e que conta com a premiada atriz Marion Cotillard no seu elenco.

Melhores Amigas, a primeira longa-metragem da realizadora Marion Desseigne-Ravel e que esteve em competição no Queer Lisboa 2022 vai também ser exibido nesta secção da Festa, juntamente com: Os Passageiros da Noite de Mikhaël Hers (competição oficial do Festival de Berlim 2022) com Charlotte Gainsbourg e cuja ação se passa em Paris nos anos 80; A Acusação de Yvan Attal, um drama judicial (Festival de Veneza 2021) que conta com Ben Attal, Suzanne Jouannet e Charlotte Gainsbourg no elenco e Un beau matin de Mia Hansen-Løve, uma longa-metragem que estreou na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2022, protagonizada por Léa Seydoux.

É ainda exibido o filme Simone – A Viagem do Século de Olivier Dahan, que conta a história da política francesa Simone Veil, que abalou a sua época por defender uma mensagem humanista de arrebatadora atualidade.

Nesta secção há também espaço para ação e thrillers, como Um Intruso na Cave de Philippe Le Guay e Maigret e a Rapariga Morta de Patrice Leconte, com Gérard Depardieu, um filme baseado no livro de 1954 de Georges Simenon, e comédias, como: Champagne! de Nicolas Vanier, onde um grupo de amigos cinquentenários se reúnem para uma despedida de solteiro; Fomos feitos um para o outro, de Pascal Elbé com Sandrine Kiberlain e Pascal Elbé no principais papéis; Funcionário do mês de Jérôme Commandeur, cuja estreia comercial em França está agendada para o próximo dia 6 de outubro; e Robusto, de Constance Meyer, filme de abertura da Semana da Crítica do festival de Cannes 2021, onde Gérard Depardieu é o protagonista.

Inéditos: os filmes nunca antes apresentados em Portugal 

Dez filmes vão ser exibidos pela primeira vez em Portugal, numa secção dedicada a filmes, cuja exibição em sala ainda não está assegurada no nosso país.

Antoine Barraud, realizador do filme Madeleine Collins, vai marcar presença em Lisboa para apresentação deste filme que teve a sua estreia no Festival de Veneza em 2021. Também a comédia O Pátio dos Milagres, que fez parte da selecção oficial do Festival de Cannes 2022, vai contar com a presença em Lisboa dos seus realizadores Hakim Zouhani e Carine May. Ainda dentro deste género, é apresentado A Brigada, de Louis-Julien Petit, com Audrey Lamy, François Cluzet e Chantal Neuwirth nos principais papéis; Os Gostos e as Cores de Michel Leclerc com Rebecca Marder, Félix Moati e Judith Chemla; e À Espera de Bojangles de Regis Roinsard com Virginie Efira, Romain Duris e Grégory Gadebois.

Nesta secção vai ainda ser apresentado o filme Encontro de François Manceaux, coproduzido pela portuguesa Maria & Mayer e conta com a participação da atriz Dalila Carmo, assim como Frágil de Emma Benestan, que chega à Festa depois de percorrer vários festivais internacionais e o documentário Mama Djombo Todo Poderoso de Sylvain Prudhomme e Philippe Béziat, sobre o cantor guineense Malan Mané, outrora uma estrela da banda Super Mama Djombo, que vive no anonimato de um lar de imigrantes em Montreuil.

Integrando também a secção CineJovem, O Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar, é um filme de animação que venceu o Grande Prémio do Festival de Cinema de Animação de Annecy.

Por fim, cerimónia de encerramento da Festa, a 6 de novembro, no Cinema São Jorge, é exibido O Inocente, um filme que conta com Louis Garrel como ator, realizador e autor e que vai ter estreia absoluta no Festival Internacional de San Sebastian, que se realiza até ao dia 24 de setembro.

A Festa do Cinema Francês integra a Temporada Portugal-França 2022, uma iniciativa que pretende fortalecer os laços entre os dois países e que conta com várias atividades culturais.

 

 

CALENDÁRIO_FESTA DO CINEMA FRANCÊS 2022

 

LISBOA
26 de outubro a 6 de novembro: Cinema São Jorge
2 a 30 de novembro: Cinemateca Portuguesa

8 a 11 de novembro: Cinema NOS Amoreiras

 

ALMADA
26 a 28 de outubro: Auditório Fernando Lopes-Graça

 

COIMBRA
26 a 29 de outubro: Teatro Académico de Gil Vicente

 

OEIRAS
27 a 30 de outubro: Auditório Municipal Eunice Muñoz
17 a 20 novembro: Cinema NOS

 

PORTO
7 a 12 de novembro: Teatro Municipal do Porto – Rivoli
10 ao 15 de novembro  – Trindade
17 a 20 de novembro – Cinema NOS Alameda
FARO
17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Algarve

 

VISEU
17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Viseu

 

ÉVORA
17 a 20 de novembro: Cinema NOS Évora Plaza

 

LAGOS
15, 16, 17 e 19 de novembro: Biblioteca Municipal

 

FUNCHAL
17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Madeira

 

Fonte: Rita Bonifácio

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar