INSHADOW FESTIVAL DE VÍDEO-DANÇA

ARRANCA A NOVA EDIÇÃO DO INSHADOW FESTIVAL DE VÍDEO-DANÇA QUE FAZ MOVER LISBOA

723 views

Avizinha-se a 16a edição do InShadow – Lisbon Screendance Festival, a iniciativa promovida pela Vo’Arte que, de 7 de Novembro a 15 de Dezembro, promete povoar os espaços culturais lisboetas de criações artísticas que abrangem vídeo-dança, documentário, animação, artes performativas e visuais.

InShadow é um projecto pioneiro da Vo’Arte e uma referência no território da criação contemporânea transdisciplinar. Criado em 2009, é o único festival de Lisboa dedicado ao vídeo-dança e pretende dar palco à convergência entre a imagem, o corpo e processos de criação artística alavancados na tecnologia.

Como tal, o Festival conta com as suas ímpares competições de Vídeo-Dança, Documentário e Animação, com uma selecção de conteúdos inovadores e actividades dinâmicas destinadas ao público infanto-juvenil, LittleShadow, bem como várias instalações artísticas e exposições que o levam a expandir-se pela capital.

Apostando numa forte componente de formação, a programação do InShadow engloba ainda workshops e masterclasses que têm como objectivo capacitar os seus públicos de conhecimentos e ferramentas relacionados com o vasto leque de áreas artísticas que o compõem.

Este ano, o Festival volta a estender-se por toda a cidade de Lisboa, ocupando espaços culturais como o Museu da Marioneta, Teatro do Bairro, Cinemateca Portuguesa, Biblioteca de Alcântara Espaço Cultural das Mercês, Espaço Santa Catarina, Galeria e Cisterna da Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL), o hub multidisciplinar SAFRA, Short Cutz Lisboa (Cossul – Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul), Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro, e ainda as estações de Caís do Sodré e Santa Apolónia, onde decorrerão performances imperdíveis. Conta também com a colaboração da Casa do Comum, que pela primeira vez se junta ao conjunto de espaços que o acolhem.

Entre 12 e 29 de Novembro, os públicos que afluem ao InShadow convergem para aquele que é o epicentro da iniciativa desenvolvida pela Vo’Arte, o encontro que a move: a dinamização das suas competições internacionais. Nos dias 12 e 13, o protagonismo é da Competição de Animação, que tem palco no Museu da Marioneta. Já a Casa do Comum é o espaço escolhido para acolher a Competição de Documentário, que acontece entre os dias 20 e 24. Por fim, de 26 a 29, realiza-se a Competição de Vídeo-Dança, que tem lugar no Teatro do Bairro. São, ao todo, 12 sessões distribuídas por 10 dias repletos de fascínio, criatividade e movimento.

A Vo’Arte é um projecto que nasceu da vontade de produzir, promover e valorizar a criação contemporânea. Sob a direcção artística de Ana Rita Barata e Pedro Senna Nunes, aposta na criação de espectáculos, festivais, exposições, instalações, performances, filmes, seminários e propostas de programação envolvendo artistas consagrados e criadores emergentes. Promove, neste sentido, a CiM – Companhia de Dança, que integra profissionais com e sem deficiência, e dinamiza o InShadow – Lisbon Screendance Festival e o InArt – Community Arts Festival.

Estrutura financiada pela DGARTES, do Ministério da Cultura, a Vo’Arte encontra-se actualmente a celebrar o seu ciclo de 25 anos de envolvimento e dinamização de actividades artísticas, pedagógicas, sociais e públicas.

Para mais informações
comunicacao@voarte.com | inshadowfestival@gmail.com
www.inshadowfestival.com
+351 21 393 24 10 | +351 914 040 471

“InShadow explora atmosferas interdisciplinares. Com ele, pretendemos desencadear uma reflexão sobre soluções estéticas e técnicas de representação do corpo no ecrã, no palco e noutros espaços de actuação.
Durante o Festival, serão vários os géneros e linguagens que irão cruzar-se para promover a criação contemporânea e imprimir novas sinergias e olhares na cidade de Lisboa”, salienta Ana Rita Barata, Co- Directora Artística do Festival InShadow e da Vo’Arte.

Nesta edição, InShadow torna a contar com a presença de realizadores, coreógrafos e outros artistas nacionais e internacionais, como Anouk Froidevaux, bailarina e coreógrafa suíço-canadense, a companhia de dança espanhola Baal, Joana Gomes, bailarina portuguesa da CiM – Companhia de Dança, Conceição Garcia, fundadora da escola Escrever Escrever, Dana Musa, bailarina, coreógrafa e realizadora cazaquistanesa, Joana Franco, coreógrafa portuguesa, Maja Zimmerlin, bailarina, coreógrafa e realizadora suíça, Marlene Millar, realizadora canadense, e Sam Asaert, realizador e fotógrafo belga.

“Ao promover a interacção artística entre Lisboa e o Mundo, o InShadow pretende ser a faísca que dá início a uma conversa interdisciplinar, colocando em evidência a importância de criar espaços de encontro entre artistas consagrados e criadores emergentes. Todos os que colaboram connosco assumem o papel de manter vivos os entrecruzamentos criativos que têm movido o Festival ao longo dos anos”, acrescenta Pedro Senna Nunes, Co-Director Artístico do Festival InShadow e da Vo’Arte.

A programação completa do Festival será apresentada no dia 30 de Outubro, na FNAC Chiado, em Lisboa, às 18h30. A entrada no evento é gratuita, limitada à lotação do espaço. Marque presença e descubra o que de melhor se faz no panorama artístico nacional e internacional.

Espreite ainda Festival InShadow o spot promocional da 16a edição do InShadow – Lisbon Screendance Festival.

InShadow, o corpo imagina-se na sombra.

Fonte: voarte.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar