Armanda Passos em retrospetiva inédita na Fundação Champalimaud

150 views

Exposição ‘Armanda Passos: Pintura a Óleo em Retrospetiva’ será uma oportunidade única para ver a obra de uma das mais notáveis pintoras portuguesas, de 16 novembro a 31 dezembro, no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud, em Lisboa

A pintora portuguesa Armanda Passos (1944-2021) será homenageada no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud na primeira retrospetiva da sua obra. A exposição estará aberta ao público a partir do dia 16 de novembro até ao dia 31 de dezembro de 2022, e tem como curadora Fabíola Passos, filha da Artista.

Estarão expostos 80 óleos de grande importância pertença de coleções públicas e privadas, que só agora, após o seu desaparecimento, terão visibilidade pública e nos darão a conhecer o processo criativo, intenso e inventivo, daquela que foi uma autêntica artista, solitária, alheia a modas, uma poderosa criadora.

Autora de uma vasta obra, vão agora ser reveladas telas, a maioria guardadas em acervo no seu espólio e que se apresentam em dípticos e trípticos, que nascem uns dos outros em polípticos, formando painéis com metros e metros de corpos em anatomias de mãos e pés portentosos. Cada quadro torna-se tão identificável que dispensaria assinatura.

Armanda Passos foi uma pintora portuguesa que, a partir da sua arte, quis dar voz às mulheres e que ao longo da sua carreira retratou a importância da mulher no mundo das artes. Licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto e expôs as suas obras a partir de 1976. Durante toda a sua vida artística teve obras suas expostas em coleções em vários países do mundo como Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Luxemburgo, Itália, Turquia e Estados Unidos. Morreu a 19 de outubro de 2021, aos 77 anos.

A maioria das pinturas, desta exposição, são parte de coleções institucionais e de privados, como Mário Cláudio, David Mourão-Ferreira, Álvaro Siza, Miguel Cadilhe, António Barreto, Maria Barroso- Mário Soares, Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, Coleção de Arte Contemporânea do Estado, Fundação do Oriente, Fundação Millennium BCP, Museu Amadeo Souza- Cardoso, Coleção Berardo, Universidade do Porto, Tribunal de Contas, Constitucional, Procuradoria- Geral da República e Fundação Champalimaud.

Estará também exposto o livro de Armanda Passos, que contém o testemunho de vários artistas e personalidades, nomeadamente um texto que explica a génese desta exposição, apelidado de “Uma imaginação poderosa” assinado pela Catedrática Raquel Henriques da Silva. Esta exposição é uma oportunidade única para ver a obra de uma das mais notáveis pintoras portuguesas, de 16 novembro a 31 dezembro, segunda a sábado das 12 às 20h. A entrada é livre.

Datas: 16 a de novembro a 31 de dezembro de 2022
Local: Centro de Exposições do Centro Champalimaud, Avenida de Brasília 1400-038 Lisboa
Horários: Segunda a Sábado das 12 às 20h
Entrada: Livre
Número de peças: 80 óleos

Fonte: jlma.pt

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar