Análise de Ciclo de Vida confirma superioridade ambiental das rolhas naturais da Amorim Cork

598 views

A supremacia ambiental das rolhas naturais de cortiça produzidas pela Corticeira Amorim é clara na “Análise do Ciclo de Vida” (ACV) elaborada pela PwC a pedido do líder mundial de rolhas para vinho. Analisando três tipos de obturadores, a rolha Naturity® e dois vedantes artificiais (um de alumínio e outro de plástico), o estudo abrange sete indicadores ambientais, foi realizado de acordo com as diretrizes da norma ISO 14040 e submetido a uma revisão crítica por um comité de peritos externos independentes.

Tendo em conta as mudanças que têm vindo a ser promovidas no processo de fabrico da rolha de cortiça foi considerado relevante atualizar a quantificação e comparação dos impactos ambientais das rolhas naturais versus os principais vedantes de alumínio e plástico existentes no mercado.

O estudo agora publicado (disponível em: https://www.amorimcork.com/pt/sustentabilidade/estudos/ ) analisa o impacto ambiental de cada um dos três obturadores ao longo de todo o seu ciclo de vida e demonstra que o benefício ambiental associado à rolha de cortiça Naturity® é significativamente superior aos vedantes artificiais em cinco dos sete indicadores analisados.

Realizado com uma rigorosa abordagem metodológica que considera o pior cenário possível para as rolhas de cortiça natural, o estudo apresenta conclusões particularmente relevantes num momento em que, tanto a indústria do vinho, como a sociedade em geral, estão cada vez mais conscientes da importância da escolha de produtos ecologicamente responsáveis. A comparação registada neste estudo vem reforçar as credenciais das rolhas de cortiça da Corticeira Amorim enquanto opção mais sustentável, sobretudo no seu contributo para a mitigação das alterações climáticas, pois as rolhas de cortiça são as únicas que apresentam uma pegada de carbono negativa em todo o seu ciclo de vida.

Para António Rios de Amorim, Presidente e CEO da Corticeira Amorim, o estudo “consolida, por um lado, a liderança global da Corticeira Amorim na área de I&D do segmento de rolhas e, por outro, as credenciais ambientais imbatíveis da cortiça. Este estudo é a 15ª Análise de Ciclo de Vida desenvolvida pela Amorim Cork relativamente aos seus produtos, o que claramente reitera o nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade da empresa e do sector.”

António Rios de Amorim realça também que “ser líder é continuar a melhorar e mostrar o caminho numa indústria que já tem um impacto ambiental e social tão benéfico, mas sem esquecer que tudo deve assentar na superior performance do produto”, sublinhando que “também são excelentes notícias para o setor vitivinícola, que cada vez mais encara a sustentabilidade como uma vantagem competitiva crucial para o seu crescimento futuro.”

Este estudo reitera o compromisso que a Corticeira Amorim tem assumido em fornecer ao mercado produtos que não só atendem às necessidades de qualidade e segurança dos produtores de vinho, mas que também contribuem positivamente para a defesa e proteção do meio ambiente, através de um investimento contínuo em inovação e tecnologia para elevar o desempenho da rolha de cortiça.

Com uma história rica e uma tradição que remonta a vários séculos, as rolhas de cortiça continuam a ser a escolha preferencial para a vedação de garrafas de vinho, pondo em evidência as suas credenciais sustentáveis não comparáveis com as alternativas sintéticas cujo impacto ambiental continua a ser desfavorável em relação à rolha de cortiça natural.

 

Sobre a Corticeira Amorim:

A Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo. Fundada em 1870, a empresa detém hoje dezenas de unidades de negócio espalhadas pelos cinco continentes, exporta inúmeros produtos para mais de 100 países e conta com uma rede diversificada de 30 mil clientes. Assentando a sua atuação em fortes credenciais de sustentabilidade, e desenvolvendo uma atividade com impacto positivo na regulação do clima, a Corticeira Amorim disponibiliza um conjunto de soluções, materiais e artigos para algumas das atividades mais tecnológicas, disruptivas e exigentes do globo, como serão exemplos as indústrias aeroespaciais, automóvel, construção, desporto, energia, design de interiores, e vinhos, espumantes e espirituosas. Atualmente sob a liderança da quarta geração da família, que cultiva os valores da sobriedade, ambição, iniciativa, orgulho e atitude, os mesmos de sempre destes mais de 150 anos de bem-sucedida história, a empresa investe milhões de euros anualmente em I&D+I, e registou, em 2023, 986 milhões de euros em vendas consolidadas, nas quais se incluem as cerca de 6 mil milhões de rolhas vendidas anualmente, representando 75,9% das vendas consolidadas.

 

Fonte:h-advisors.global

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar