Alma Viva eleito o Melhor Filme nos Prémios Sophia 2023

390 views

“Alma Viva” da realizadora Cristéle Alves de Almeida foi galardoado com o prémio de Melhor Filme na 12ª edição dos Prémios Sophia, que decorreu este domingo, 21, no Casino Estoril.

Produzido por Pedro Borges, da Midas Filme, “Alma Viva” foi o grande vencedor da noite ao arrecadar um total de seis Prémios Sophia na edição de 2023 nas categorias de Melhor Argumento Original, Melhor Caracterização e Efeitos Especiais, e Melhor Direção de Fotografia.  Lua Michel, que contracenou em “Alma Viva”, é a mais jovem atriz a vencer o prémio de Melhor Atriz Principal dos Sophia. Também Ana Padrão recebeu a estatueta para Melhor Atriz Secundária pela prestação no mesmo filme.

O prémio de Melhor Realização foi atribuído a Tiago Guedes pelo filme “Restos de Vento”, pelo qual Albano Jerónimo e Nuno Lopes foram reconhecidos com as distinções de Melhor Ator Principal e Melhor Ator Secundário, respetivamente.

Um Filme em Forma de Assim” arrecadou três Sophia nesta noite de domingo, concretamente para as categorias de Melhor Direção de Arte a Cláudia Lopes Costa, Melhor Som a Francisco Veloso e Paulo Abelho, e ainda de Melhor Argumento Adaptado a João Botelho e Maria Antónia Oliveira.

Ice Merchants” de João Gonzalez foi o eleito para o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Cesária Évora” produzido por Ana Sofia Fonseca e Irina Calado, e realizado por Ana Sofia Fonseca, foi galardoado como Melhor Documentário em Longa-Metragem. Já “João Ayres, Pintor Independente” de Diogo Varela Silva recebeu a distinção de Melhor Curta-Metragem de Documentário. O galardão de Melhor Curta-Metragem de Ficção foi atribuído a Pedro Cabeleira por “By Flávio”.

A série portuguesa “Causa Própria” da autoria de Edgar Medina e Rui Cardoso Martin, com a realização de João Nuno Pinto e produção de Edgar Medina na Arquipélago Filmes esteve também em destaque na 12ª edição dos Prémios Sophia ao ganhar a estatueta de Melhor Série/Telefilme.

Na categoria de Melhor Banda Sonora Original, o distinguido foi Mário Laginha em Campo de Sangue. Por sua vez, “Amar em Segredo” da autoria de Armando Teixeira, com a interpretação de Carmen Santos em “A fada do Lar”, recebeu o prémio de Melhor Canção Original.

Na categoria Melhor Montagem o vencedor foi João Braz pelo filme “Lobo e Cão”.

O prémio de Melhor Guarda Roupa foi atribuído a Marjorie Gueller, Joana Porto e Patrícia Dória no filme A Viagem de Pedro, pelo qual foi também atribuído o prémio Melhor Maquilhagem e Cabelos a Rita Castro e Vanessa Duarte.

Durante a gala, foram ainda entregues o prémio Sophia Estudante a Maria Beatriz Castelo da Universidade Lusófona por “Vanette” e o prémio Sophia de Carreira ao argumentista Carlos Saboga. A noite contou com uma surpresa extra com a atribuição do Prémio Sophia de Carreira ao produtor Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema (APC) desde a sua criação em 2011.

Recorde-se que a edição de 2023 dos Prémios Sophia teve como tema “O ano de todas as histórias”, uma forma da Academia enaltecer a importância que a área da escrita tem no mundo do cinema.

Organizados pela Academia Portuguesa de Cinema, a 12ª edição dos Prémios Sophia contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio institucional do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, da Cinemateca Portuguesa e da Câmara Municipal de Cascais.

A edição deste ano teve ainda o patrocínio do grupo Estoril Sol, Fundação D. Luís, Dr. Lima e Sá, Planar, GEDIPE, Act School e Câmara Municipal de Albufeira. A FCB Lisboa, Caves da Montanha, Koto Studios, Digital Mix, Grupo Nova Imagem, Jervis Pereira, Sociedade de Advogados Rogério Alves & Associados e Notário Pedro Nunes Rodrigues também apoiaram esta edição dos Sophia. A RTP e o GERADOR foram os parceiros media oficiais.

Fonte: jervispereira.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar