Alice Neto de Sousa, Daniel Sampaio, Nuno Lobo Antunes e Michael Tamblyn entre as novas confirmações para o Book 2.0

958 views

Reunidos para partilhar conhecimento, experiências e perspetivas, o Book 2.0 traz a Portugal os mais renomados autores e pensadores para discutir a evolução do livro e dos hábitos de leitura. Entre as novas confirmações, destacam-se nomes nacionais e internacionais, representando diversas áreas do mundo literário e editorial.

Alice Neto de Sousa é uma das mais recentes presenças confirmadas, poeta e dizedora de poesia, é a autora do poema “Março”, escolhido para inaugurar as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril (2022). O manuscrito do poema foi um dos objetos colocados na cápsula do tempo criada para assinalar o aniversário do acontecimento, e que só será aberta em 2074, no centenário da revolução. Alice começou a escrever poesia ainda em criança, usando a poesia como uma “forma de lidar com os problemas e inquietações”, e foi reconhecida pela BANTUMEN como uma das “100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia”, na Powerlist 100 de 2022. Integrará a sessão Como Pode a Música e a Poesia Mudar o Mundo no dia 31 de agosto com a sua voz única e narrativa perspicaz.

Também no mesmo dia Michael Tamblyn vem diretamente do Canadá para se juntar à sessão sobre O Futuro da Edição na Era Digital, onde irá partilhar a sua visão enquanto Presidente e Diretor Executivo da Rakuten Kobo, onde tem vindo a combinar a paixão pela leitura com um foco profundo nas experiências de hardware e software que possam melhorar a vida de leitura de um cliente. A Kobo, sediada em Toronto, é um dos serviços de eReading de crescimento mais rápido do mundo, que oferece um dos maiores catálogos do mundo com mais de 5 milhões de eBooks e revistas a milhões de utilizadores em todo o mundo, cuja missão é dar, aos apaixonados pela leitura, a capacidade de lerem ainda mais facultando a melhor experiência de leitura digital.

Karine Pansa, Presidente da International Publishers Association, compõe também a lista de novas confirmações. Junta-se ao Book 2.0 para partilhar com Portugal a sua experiência em publicação internacional, numa conversa com a Diretora Geral da Penguin Random House Portugal, Clara Capitão, sobre a União para os Negócios Responsáveis.

Também a nova geração terá voz neste evento, com a participação das autoras Rita da Nova e Maria Francisca Gama, numa conversa informal, mas imperdível, com a Ativista Literária e Criadora do Book Gang, Helena Magalhães, sobre as “Escolhas da Next Generation”.

Da medicina à poesia, das redes sociais ao jornalismo, várias são as figuras que se juntam ao certame para promover o diálogo e o crescimento no mundo literário. Daniel Sampaio, psiquiatra e autor/co-autor de 30 livros sobre família, adolescência e escola; Yasmina Laraudogoitia, Gestora de Relações Governamentais e Políticas Públicas do TikTok em Espanha e Portugal; Joachim Kaufmann CEO de Carlsen Publishing, a editora líder de mercado em literatura infanto-juvenil e banda desenhada; Rachel Martin, Diretora Global de Sustentabilidade na Elsevier, impulsionadora na mudança nas áreas de sustentabilidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na ação climática; António Redondo, CEO Navigator; Isabela Figueiredo, jornalista, professora e autora de obras premiadas; e Nuno Lobo Antunes, autor e renomado Neuropediatra são alguns dos nomes que marcam também presença no Book 2.0, contribuindo para inspirar e enriquecer os públicos e conversas ao longo do evento.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa irá participar da sessão de encerramento do primeiro dia do Book 2.0, seguindo-se a inauguração da Festa do Livro de Belém que se irá realizar nos jardins do Palácio de Belém. Também o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva e o Ministro da Educação, João Costa marcarão presença no evento, em entrevistas exclusivas em palco.

Além dos momentos proporcionados pelos convidados, o evento será também palco da revelação de um estudo sobre os índices de leitura em Portugal já há muito devido, conduzido pela GFK. Com o intuito de impulsionar políticas públicas e fortalecer o ecossistema do setor dos livros, editoras e educação no país, o estudo mostrará o levantamento detalhado sobre os índices de leitura em Portugal desde 2004 e será divulgado em primeira mão pelo presidente da APEL, Pedro Sobral, no dia 31 de agosto.

Acreditamos que o estudo será um marco significativo para o setor dos livros em Portugal. Ao trazer dados atualizados e relevantes sobre os hábitos de leitura, poderemos fortalecer o diálogo com as autoridades públicas, as editoras e as instituições educacionais, promovendo assim ações concretas para estimular a leitura e a literacia em nosso país.”, afirma Pedro Sobral. “Queremos tornar o lançamento deste estudo um evento anual, fornecendo desta forma uma base quantitativa e factual para alimentar discussões e impulsionar iniciativas no campo da literacia e educação ao longo do tempo”.

O estudo abordará uma variedade de tópicos relacionados aos hábitos de leitura, incluindo a análise dos padrões pré e pós-confinamento, bem como os hábitos de consumo de livros. Serão abordadas perguntas-chave para compreender o panorama atual da leitura em Portugal e o seu impacto nas diferentes esferas da sociedade.

A primeira edição de 2023 do Boook 2.0 conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação, Museu Nacional dos Coches, da International Publishing Association, da Federation of European Publishers, do Altis Belém Hotel & Spa como hotel parceiro, da C. Santos VP como parceiro de mobilidade; como media partners, The Bookseller e Publishing Perspectives; e organizado no âmbito do Aldus – European Book Fairs Network.

Book 2.0 # The Future of Reading
31 de agosto a 1 de setembro de 2023
Museu Nacional dos Coches – Picadeiro Real

Praça Afonso de Albuquerque
1300-004 Lisboa

 

Fonte: lift.com.pt

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar