A Rota dos Sabores da 16ª Festa do Cinema Italiano

593 views

Como é tradição, a 16ª edição da Festa do Cinema Italiano, que se realiza de 29 de março a 6 de abril em Lisboa, volta a apresentar a Rota dos Sabores, um percurso à descoberta dos locais onde os italianos a viver em Lisboa gostam de comer e que tornam possível uma autêntica experiência culinária italiana na capital portuguesa.

 

Em colaboração com a plataforma Zomato como guia oficial, é possível conhecer uma seleção de restaurantes italianos em Lisboa, dos mais sofisticados até às propostas mais leves e descontraídas, onde a tradição culinária da bota mais famosa do mundo está sempre presente: lasagnarisottotortellini, saltimbocca alla romana, cannolo siciliano, babbà, pizzacuoppo di mare, parmigiana di melanzane, cotoletta alla milanese… são alguns dos pratos que é possível de descobrir nesta deliciosa viagem à Itália, sem ter de sair de Lisboa!

Além da Rota dos Sabores, a Festa programa vários momentos de aperi-festa ao longo do mês de março: aperitivos, poesia, open mic musicalstreet food e dj set – tudo dedicado à cultura italiana em toda a sua extensão.

 

No dia 8 de março, o La Sharada abre as portas a todos os tipos de músicos numa noite especial dedicada às vozes femininas da música italiana. A anfitriã da noite será Paula Lovely (com uma participação especial de Foggy), que convida Elisabetta Marcora e Teresa Corrado. Qualquer músico, de qualquer nacionalidade e género, será convidado a participar nesta noite de homenagem ao melhor do repertório da canção italiana feminina. Cada músico poderá dispor de 7 minutos (duas músicas) e os primeiros 10 terão direito a uma bebida e a um breve vídeo da sua performance.

Já no dia 15 de março, realiza-se uma noite de poesia dedicada a Patrizia Cavalli, na A’Paranza Tasca Italiana, em colaboração com a livraria Piena e contará com as leituras de Fateme Banishoeib, Serena Cacchioli, Ricardo Marquez e Paola D’Agostino, mas o público poderá também participar trazendo os seus próprios poemas ou poemas de outros autores que quererá homenagear (inscrição prévia obrigatória pelo endereço email: ciao@pienalibreria.com e lotação máxima de 35 participantes).

No dia 22 de março, na pizzaria Retrogusto Experience e em colaboração com Caja – Pasta Fresca Italiana e Sul Osteria do Povo, realiza-se uma noite de street food à italiana com dj set de Giulia Gallina (Dj Cat Noir) e Massimiliano Sarta (Dj A Costureira).

Já durante o festival, no início de abril, vai haver três cine-jantares, num local secreto, na zona de Marvila, divulgado após confirmação da reserva, com exibição do filme “Pane, Amore e Fantasia”, de Luigi Comencini, em homenagem a Gina Lollobrigida.

 

A Festa do Cinema Italiano realiza-se de 29 de março a 6 de abril em Lisboa (Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés e Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema) e apresenta uma programação durante os meses de abril a julho, em mais de 20 cidades, entre elas: Lisboa, Porto, Almada, Penafiel, Coimbra, Setúbal, Aveiro, Lagos, Oeiras, Beja, Viseu, Alverca, Évora, Espinho, entre outras. 

 

Este é um dos acontecimentos mais importante em Portugal dedicados à cultura italiana promovendo, além do cinema, eventos gastronómicos, musicais, de literatura e de fotografia.

 

A Festa do Cinema Italiano é organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da Câmara Municipal de Lisboa, da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália e da Cinecittà.

 

Na 16ª Festa do Cinema Italiano, a viagem a Itália começa pela gastronomia

  • A Rota dos Sabores está de volta em 2023 e inclui mais de 30 restaurantes italianos em Lisboa;
  • Ao longo do mês de março, antes do arranque da festa, estão programados vários momentos de aperi-festa que aliam música, literatura, open mic e gastronomia;
  • Cine-jantares em local surpresa homenageiam Gina Lollobrigida;
  • Festa do Cinema Italiano regressa a 29 de março para a sua 16ª edição;
  • Festa realiza-se em mais de 20 cidades portuguesas;
  • O festival vai ainda receber muitos convidados, a anunciar brevemente. 

 

Restaurantes Rota dos Sabores 2023

A’Paranza Tasca Italiana
Bella Ciao – Cantina Italiana
CaJa – Pasta Fresca Italiana
Come prima
Forno d’Oro
Il Mercato
FIB – Il Vero Gelato Italiano
Fiammetta
Gelato Davvero
Il Matriciano
L’Ape Italian Lounge
La Finestra
La Pasta Fresca
La Pizza di Nanna
La Sharada
Libertà Kitchen
Libertà Pasta Bar
M’arracreo
Mano a Mano
MÚ – Gelato Italiano
Nannarella
Pausa & Crescente
Ruvida
Retrogusto 84
Retrogusto Experience
Santa Clara dos Cogumelos
Sophia Natural Italian
Sora Lella
Sul Osteria do Povo
Tasca Mastai
Visconti Chiado

 

Fonte: festadocinemaitaliano.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar