A Real Fábrica de Tapices restaura duas réplicas das famosas tapeçarias de Pastrana

340 views

A Real Fábrica de Tapices(RFT) restaurou duas tapeçarias, fabricadas em 1944, na RFT, que atualmente integram a coleção da Residência Oficial do Embaixador de Portugal em Espanha, João Mira-Gomes. `A Tomada de Tânger ́ e `O Assalto ́ são cópias de dois fragmentos das famosas tapeçarias conservadas no Museu de Tapeçarias da Colegiada de Pastrana, em Espanha.

Ambas representam as conquistas de D. Afonso V de Portugal na costa do Norte de África o que motivou originalmente o interesse do Governo de Portugal em adquirar réplicas destas peças. As tapeçarias originais foram tecidas no sul dos Países Baixos no último quarto do século XV e, por razões desconhecidas, passaram a formar parte da coleção dos Duques de Pastrana. Em 1933, o governo español da Segunda Républica encomendou à então Fábrica Nacional de Tapices o restauro das tapeçarias originais bem como a criação de réplicas. Posteriormente, o Governo do General Franco vendeu-as a Portugal. Nessa mesma época, também se elaboraram algumas cópias de detalhes das tapeçarias originais para clientes particulares e institucionais, como é o caso das tapeçarias em questão,
que foram agora restauradas pela RFT.

O processo de intervenção baseou-se no restauro de ambas as tapeçarias e na sua adaptação para a montagem dos mesmos. Encontravam-se relativamente em bom estado de conservação, embora apresentassem sujidade superficial, alterações de cor e deterioração na estrutura dos sistemas de proteção e suspensão. Por este motivo, o restauro iniciou-se com uma limpeza aquosa no sistema de lavagem por imersão controlada para peças de grandes dimensões, um sistema de que a RFT dispõe.

Este procedimento garante um manuseamento mínimo das peças durante todo o processo. Foram ainda removidas as intervenções anteriores que causavam danos às tapeçarias e a deterioração foi estabilizada através da consolidação ou fixação das áreas mais deterioradas. Por último, procedeu-se ao revestimento com forro da parte posterior e ao sistema de montagem.

As duas peças estão localizadas na Embaixada de Portugal em Madrid.

\Fonte: realfabricadetapices.com

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar