A Filmin disponibiliza mais de 70 filmes que marcaram a história do cinema: dos grandes clássicos aos filmes de culto

557 views

A Filmin começa este Verão reforçando o seu catálogo com obras de Francis Ford Coppola, David Lynch, John Carpenter, Jean-Pierre Melville, Sofia Coppola, Paul Verhoeven, Luis Buñuel e muitos outros cineastas, assumindo o compromisso de oferecer o melhor cinema aos seus subscritores.

Os filmes são disponibilizados na Filmin a 30 de Junho

A plataforma disponibiliza grandes clássicos da história do cinema incluindo três dos filmes mais importantes da filmografia de Luis Buñuel: Este Obscuro Objecto do Desejo – o último filme do realizador; O Charme Discreto da Burguesia, uma fabulosa e virulenta sátira à burguesia e vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro; e Diário de Uma Criada de Quarto, baseado no romance de Octave Mirbeau com Jeanne Moreau numa interpretação memorável.

O Último Ano em Marienbad, de Alain Resnais, o filme mais importante da história da outra “Nouvelle Vague” que valeu ao cineasta o Leão de Ouro no Festival de Veneza. A obra-prima do cinema de Ernst Lubitsch com Ser ou Não Seronde Lubitsch cria a mais corajosa, lúcida e incisiva paródia anti-nazi em plena Segunda Guerra Mundial.

Jean Renoir com A Grande Ilusão, a comovedora meditação sobre as classes sociais, a natureza da guerra e a morte da velha ordem na Europa e o O Sangue de Um Poeta, a estreia experimental e surrealista de Jean Cocteau, poeta, romancista e dramaturgo, atraído pelo cinema de vanguarda.

E ainda, A Primeira Noite, de Mike Nichols, um marco na história do cinema com a inesquecível banda sonora de Simon & Garfunkel e a encantadora estreia de Dustin Hoffman.

Por fim, a filmografia integral do mestre da comédia Jacques Tati volta a estar disponível na Filmin.

 

Dos filmes modernos que marcaram o cinema nos últimos anos destaque para três filmes de David Lynch: Mulholland Drive que dividiu o público ao mesmo tempo que se tornou uma das obras-primas mais reconhecidas e indispensáveis do cinema moderno; Inland Empire, uma obra delirante que nos leva aos recantos mais íntimos da sua mente, num universo cheio de onirismo e perplexidade com Laura Dern; e O Homem Elefante, a verdadeira e mordaz história do “Homem Elefante”, filme que obteve 8 nomeações para os Óscares, incluíndo a nomeação a Melhor Realizador.

Dos irmãos Coen, a Filmin recebe a brilhante comédia negra Um Homem Sério, nomeada para dois Óscares, e  Sangue por Sangue – Director’s Cut,  a lendária estreia dos irmãos Coen com uma obra visual preciosa que reinventa os códigos do film noir numa história de paixões desenfreadas, traições e mentiras.

Ainda no que diz respeito à cinematografia americana, a plataforma terá Do Fundo do Coração, na sua versão remasterizada, um dos filmes mais peculiares e ousados de Francis Ford Coppola. Um filme amaldiçoado que se tornou um objecto de culto obrigatório. E da sua filha, As Virgens Suicidas, a estreia inesquecível de Sofia Coppola, uma macabra história de adolescentes com Kirsten Dunst num papel memorável. 

Do cinema francês mais recente, Irreversível, o infame e fascinante filme que apresentou Gaspar Noé ao mundo como o enfant terrible e ainda Irreversível Inversão Integral, onde os eventos estão montados cronologicamente; Persépolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, filme de animação que nos conta a história contemporânea do Irão vista pelos olhos da cartoonista Marjane Satrapi; e ainda Swimming Pool, um dos filmes mais aclamados de François Ozon, que se tornou um marco da geração de ouro de realizadores que invadiu o mainstream francês no início do século XXI. 

 

O cinema de terror e de culto marcam presença com filmes de género que se tornaram grandes referências para uma nova geração de realizadores. A plataforma estreia dois dos mais conhecidos filmes de terror britânico: The Wicker Man, de Robin Hardy, versão remasterizada de um dos grandes filmes de culto do cinema britânico de terror e Aquele Inverno em Veneza, de Nicolas Roeg, a obra-prima de um dos mais importantes realizadores britânicos. Um filme de culto de terror, imerso nos segredos do ocultismo, que trata de forma única a temática da morte e do luto.

Do realizador Nicolas Roeg, estreia-se também O Homem que veio do Espaço, um dos mais importantes filmes de culto da história da cultura pop, protagonizado por David Bowie.

A Filmin recebe ainda três clássicos do mestre do terror John Carpenter em versão remasterizada: Eles Vivem, adaptação de uma história de Ray Nelson, na qual o arquétipo da invasão alienígena é revisitado com uma certa dose de escárnio, e muita criatividade; O Nevoeiro, um dos grandes clássicos do terror dos anos 80; e por fim, Nova Iorque 1997,  filme de culto protagonizado por Kurt Russell que critica o poder estabelecido e a decadência do sistema policial num dos futuros apocalípticos mais famosos da história do cinema.

Dos anos 80 chegam ainda Evil Dead II – A Morte Chega de Madrugada, versão remasterizada do clássico de terror de Sam Raimi onde o imbatível e carismático Ash Williams regressa para enfrentar os seres diabólicos depois de Evil Dead – A Noite dos Mortos-Vivos e O Uivo da Fera, um dos filmes mais icónicos de Joe Dante  que actualiza o mito do lobisomem e o eleva com incríveis efeitos especiais.

A Filmin estreia também alguns dos thrillers mais marcantes da história do cinema, integrando no seu catálogo três clássicos do mestre do cinema policial Jean-Pierre MelvilleO Exército das Sombras, um dos melhores filmes já feitos sobre a resistência aliada durante a Segunda Guerra Mundial; O Círculo Vermelho, uma monumental obra-prima do cinema francês que coloca Alain Delon, Gian Maria Volonté e Yves Montand num embate épico e Cai a Noite sobre a Cidade, um emocionante thriller de assalto que fecha uma carreira tão prestigiada quanto irrepreensível.

A plataforma disponibiliza novamente o mítico filme O Caçador, a obra-prima de Michael Cimino, um impressionante e impactante épico que retrata as vidas de três homens profundamente transformadas pela trágica devastação na Guerra do Vietname; e a estreia de Serpico na plataforma, uma obra incontestável do cinema americano, com Al Pacino numa das suas interpretações mais notáveis sob a direcção de Sidney Lumet.

Por fim, Paul Verhoeven é recebido na Filmin com dois dos seus filmes mais conhecidos: Instinto Fatal, com o cruzamento de pernas mais famoso da história do cinema; e Desafio Total, um thriller interplanetário vigoroso e super violento, uma orgia incansável de niilismo pop baseada num conto de Philip K. Dick com Arnold Schwarzenegger.

A Filmin reforça assim a sua oferta de conteúdos com a estreia de mais de 70 filmes, combinando os clássicos do cinema europeu e os grandes filmes de Hollywood numa vasta selecção de títulos que marcaram a cinematografia mundial.

Fonte: filmin.pt

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

Se não pretender usar cookies, por favor altere as definições do seu browser.

Fechar